Blocos de samba tradicional brasileiro, judaico e andino se juntam no evento Bom Retiro em Festa: Carnaval das Culturas
Cordão do Samba do Bule, Bloco Klezmer do Bom Retiro e Comunidad Autóctona Vientos del Ande reforçam a diversidade cultural do bairro do Bairro Retiro durante o Carnaval paulistano. Grupos tocam juntos no dia 15 de março
Será que a junção do tamborim brasileiro, do clarinete judaico e da tarka andina dá Carnaval? Os blocos Cordão do Bule, Klezmer e Comunidad Autóctona Vientos del Ande querem provar e mostrar que a reunião desses instrumentos produz, sim, música e folia durante o Carnaval 2025 da capital paulista. No dia 15 de março os três realizam o 1º Bom Retiro em Festa: Carnaval das Culturas, quando vão tocar juntos e separados. O evento vai acontecer na sede do TUOV - Teatro Popular União e Olho Vivo, das 16h às 22h, com entrada gratuita.
Haverá ainda uma roda de conversa, na qual integrantes dos três grupos vão partilhar suas experiências e contar um pouco sobre percursos diaspóricos do samba afro-brasileiro, do klezmer judaico do leste europeu e da música boliviana andina. “São histórias e experiências que encontraram um lugar de vivência, enraizamento e transformações no Bom Retiro”, lembra Cesar Pivetta, do Cordão do Bule.
O Bom Retiro em Festa: Carnaval das Culturas pode ser considerado um encontro inédito entre algumas das culturas presentes neste bairro da capital paulista, reforçando o mosaico cultural oriundo de diversos imigrantes. Local historicamente de passagem de quem chegava à São Paulo no início do século 20, atualmente é formado por uma diversidade imensa de culturas e pessoas vindas de outras cidades de São Paulo, outros estados e até mesmo países, como Coreia do Sul, Grécia e Paraguai, entre outros.
“Este desfile em conjunto visa fortalecer o vínculo entre as comunidades do Bom Retiro. A ideia é justamente promover o encontro dos mais de 60 membros dos blocos do bairro, desde sambistas, klezmorim - instrumentistas que tocam a música judaica do leste europeu - e imigrantes sul-americanos, e mostrar que somos bairro multicultural”, afirma Cesar Pivetta.
Com exceção da Comunidad Autóctona Vientos del Ande, o Cordão do Bule e o Bloco Klezmer vão também ter seus próprios desfiles pelas ruas do Bom Retiro.
O Cordão do Bule vai desfilar no dia 8 de março, no primeiro sábado pós-Carnaval, dentro da Favela do Parque do Gato, a partir das 14h. “Muitos blocos preferem desfilar em locais de grande efervescência econômica. A gente escolhe brincar o carnaval junto à nossa comunidade”, diz Pivetta.
O enredo deste ano é “GRES União e Olho Vivo – O Cordão do Bule exalta o Movimento de Teatro de Grupo em São Paulo”. Com isso, pretende homenagear César Vieira, fundador do TUOV (Teatro Popular União e Olho Vivo) - ele morreu em outubro de 2023 - e outras companhias teatrais que fizeram e fazem história em São Paulo. Entre elas, o Teatro de Arena, a Brava Cia., Pombas Urbanas, o Sobrevento e o Redimunho.
Com o tema Casamento do Klezmer com o Carnaval, o bloco Klezmer vai sair às ruas no dia 23 de fevereiro - a concentração será às 14h, na Praça Cel. Fernando Prestes.
“O Bloco Klezmer surgiu no ano passado com uma potência enorme em criar uma comunidade de músicos e artistas, judeus e não judeus, que coletivamente mergulham no tesouro da cultura ídiche”, diz Gabriel Neistein, um dos fundadores do grupo.
Embora só participe do Carnaval no evento Bom Retiro em Festa: Carnaval das Culturas, a Comunidad Autóctona Vientos del Ande pretende apresentar a tarqueada, estilo de dança originária das comunidades indígenas do altiplano. Esta manifestação cultural combina música, dança e vestuário, refletindo a identidade e a resistência de um povo que preserva suas tradições.
Segundo Élio Claudio Flores, integrante da Comunidad Autóctona Vientos del Ande, o objetivo do grupo é resgatar, preservar e difundir as músicas e tradições ancestrais andinas por onde passar. “Acreditamos que, ao compartilhar nossa herança cultural, fortalecemos a identidade e a resistência de nosso povo, conectando gerações e garantindo que nossas tradições continuem vivas”, afirma.
*SOBRE OS BLOCOS*
Bloco Cordão do Bule
O Cordão do Samba do Bule foi fundado em 2007 com a ideia de salvaguardar a cultura do samba. Desde então, já reuniu centenas de pessoas para cantar temas como a capoeira com professor e alunos da comunidade do Parque. do Gato, e a saúde mental com trabalhadores e usuários do CAPS AD Complexo Prates. Além disso, procura contar a história do icônico e multicultural bairro do Bom Retiro, onde o grupo atua junto ao Teatro Popular União e Olho Vivo.
Bloco Klezmer do Bom Retiro
O Bloco Klezmer do Bom Retiro, fundado em 2024, é formado por um coletivo de músicos klezmer e artistas do universo Ídiche. Dedica-se a reviver, na São Paulo do século 21, a música judaica vinda dos vilarejos do leste europeu no atual bairro do Bom Retiro. Entre sopros, percussões e sanfonas, o bloco se vale dos ritmos tradicionais do klezmer na folia carnavalesca com interseções com marchinhas, frevos e forrós.
Comunidad Autóctona Vientos del Ande
A Comunidad Autóctona Vientos del Ande, fundada em 2016 em São Paulo, reúne pessoas de diversas regiões dos Andes e seus descendentes no Brasil. Seu objetivo é resgatar os ritmos ancestrais andinos, promovendo danças tradicionais e o uso de instrumentos, como bombos, zampoñas e tarkas, fortalecendo, assim, a identidade cultural e a conexão com suas raízes andinas.
*SERVIÇO*
*Bom Retiro em Festa: Carnaval das Culturas - Cordão do Bule, Bloco Klezmer do Bom Retiro e Comunidad Autóctona Vientos del Ande*
Dia 15 de março, a partir das 16h
Para toda a família
Cortejo
Toca samba
NO TUOV - Teatro União e Olho Vivo (rua Newton Prado, 766)
Grátis
*Desfile do Bloco Klezmer do Bom Retiro*
Tema Casamento do Klezmer com o Carnaval
Dia 23 de fevereiro, às 14h
Para toda a família
Cortejo
Toca ritmos klezmer do leste europeu, bulgar e freilach em diálogo com ritmos brasileiros como marchinha e frevo
Concentração na Praça Cel. Fernando Prestes
Grátis
*Desfile do Cordão do Samba do Bule*
Tema GRES União e Olho Vivo – O Cordão do Bule exalta o Movimento de Teatro de Grupo em São Paulo
Dia 8 de março, às 14h
Para toda a família
Parado
Samba, klezmer e ritmos andidos
Concentração na Favela do Parque do Gato
Grátis
Comentários
Postar um comentário