O lançamento do single “Linda Inezita” faz parte das ações comemorativas de Kátya Teixeira para celebrar o centenário de Inezita Barroso, cantora, instrumentista, atriz, folclorista, educadora e apresentadora e um dos maiores ícones da música brasileira.
Na canção, Kátya Teixeira uniu sua arte e voz a Carol Carneiro, Karol Schittini e Camila Menezes do movimento “Violeiras do Brasil”. Juntas, apresentam uma interpretação única e poderosa para a composição de Jean Garfunkel.
A cultura popular entrelaçou os caminhos de Inezita e Kátya, essa que desde criança convivia de perto com a artista já grandiosa. As primeiras idas ao programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura, aconteceram quando Kátya acompanhava os seus pais e tios integrantes do Bando Flor do Mato, época em que a atração ainda era apresentada pela dupla Inezita Barroso e Moraes Sarmento.
“Dizer simplesmente que ela foi apresentadora de um dos programas mais longevos da televisão é permanecer em um ‘lugar comum’. Com aquele vozeirão, por ter sido intérprete da MPB, ela poderia ter ficado somente naquele cenário de cantoras do rádio, porque tinha voz pra isso e muita presença. Mas a Inezita resolveu fazer da vida dela esse lugar de difundir o Brasil profundo. Imagina uma mulher, em plenos anos 1950, sair com um jipe Brasil afora para fazer suas pesquisas e cantorias. Ela entregou muito à cultura caipira, foi sua legítima representante”, define Kátya Teixeira.
“Os irmãos Jean e Paulo Garfunkel eu também conheci na mesma época em que meus pais se apresentavam nos programas da Inezita, do Boldrin... A primeira música que ouvi deles foi aquela assim ‘Saco de pipoca, amendoim...’, que fizeram para o Mazzaropi. E agora o Jean fala pra mim: ‘Eu fiz essa música em homenagem para Inezita e quero que você cante’. Foi uma emoção imensa pra mim. Antes dessa canção, tem outras que eu gravei dele, sou apaixonada por sua obra. Em quase todos os meus discos tem suas músicas. Ele tem essa participação forte dentro da minha discografia, é um grande mestre”, detalha Kátya.
“Linda Inezita” estará disponível nas plataformas digitais a partir de 7 de março de 2025 e celebra vida e obra da lendária artista e “a força infinita de sua voz”, como propõe os versos cantados.
A faixa foi gravada e masterizada no Estúdio Bojo Elétrico, por Ricardo Vignini, Gabriel Tomé Vilela e Lars Hokerberg, no verão de 2025. A produção é da Katxerê Produções Artísticas. A capa tem ilustração do designer e músico Yuri Garfunkel.
Ficha Técnica:
Canção: Linda Inezita
Formato: Single
Composição: Jean Garfunkel
Intérpretes: Kátya Teixeira, Carol Carneiro, Karol Schittini e Camila Menezes
Capa: Yuri Garfunkel
Gravação e masterização: Estúdio Bojo Elétrico, por Ricardo Vignini, Gabriel Tomé Vilela e Lars Hokerberg
Distribuição: Tratore
Disponível a partir de 7 de março de 2025
Pré save: https://tratore.ffm.to/lindainezita
A Arte do Encontro: 30 anos de carreira
O novo single “Linda Inezita” faz parte das ações comemorativas “Kátya Teixeira: 30 anos de música - A Arte do Encontro”, que inclui shows, lançamentos musicais, gravações e criações com outros artistas. A cantautora está circulando pelo Brasil, América Latina e Europa com a turnê homônima.
“Nestas apresentações, eu reverencio os meus mestres. O single ‘Manifesto’, por exemplo, é uma homenagem ao Victor Jara. Celebro os cantautores que vieram antes de mim e fizeram da música e da arte um instrumento de resistência e transformação”, comenta Kátya.
Mais sobre os artistas
Kátya Teixeira
A paulistana Kátya Teixeira é cantora, multi-instrumentista e compositora. Também é pesquisadora da cultura popular brasileira. Traz em seus trabalhos o resultado de suas andanças pelo Brasil. Garimpa saberes e sonoridades que incorpora à sua musicalidade, fazendo reverência aos mestres populares e as manifestações culturais autênticas do nosso país.
Sua discografia inclui 8 álbuns, vários singles e inúmeras colaborações com outros artistas e projetos. Seus CDs foram indicados ao “Prêmio da Música Brasileira”, “Prêmio Profissionais da Música” e duas vezes recebeu o “Troféu Catavento”, de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/ SP, “Prêmio Inezita Barroso 2025” (Câmara Municipal de SP).
Assina vários projetos culturais dentre os quais se destaca o premiado Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que, desde 2013, cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, da América Latina e Europa.
Site oficial: https://www.katyateixeira.com.br
Carol Carneiro
Compositora, cantora e violeira brasileira.
https://linktr.ee/carolcarneiro
https://www.instagram.com/carolcarneiroviola
Karol Schittini
Artista multilinguagem com atuação em teatro, dança, cinema, palhaçaria, arte-educação e música. Integrante do projeto Rio de Violas (RJ)
https://kkschittini.wixsite.com/karolschittini
https://www.instagram.com/karol_schittini/
Camila Menezes
Cantautora, compositora, violeira, multiinstrumentista, arranjadora, maestrina, professora de violão /ukulele
https://www.camilamenezes.art/
https://www.instagram.com/acamilamenezes/
Violeiras do Brasil
Rede que mapeia e conecta cantadeiras e violeiras pelo país
https://violeirasdobrasil.wordpress.com/
https://www.instagram.com/violeirasdobrasil/
Jean Garfunkel
Cantor, compositor, poeta, escritor
https://www.instagram.com/jeangarfunkel/
Yuri Garfunkel
Artista gráfico e músico.
https://www.instagram.com/yurisopa/
Ricardo Vignini
Violeiro, compositor, professor de música, produtor fonográfico e pesquisador de musica tradicional.
https://ricardovignini.com.br/
https://www.instagram.com/ricardovignini/
Gabriel Tomé Vilela
Engenheiro de áudio, percussionista e professor de música
https://www.instagram.com/gabrieltvilela/
Lars Hokerberg
Acordeonista,tecladista,arranjador e compositor
https://www.instagram.com/larsacordeon/
Comentários
Postar um comentário