Dilma Oliveira, 42 anos, moradora de Botucatu, no interior, é motorista de van escolar e utilizou o microcrédito do Banco do Povo para comprar o veículo e empreender. ”O crédito foi muito importante porque comecei a trabalhar com a minha própria van”, explica.
De segunda a sexta-feira, no período da manhã e à tarde, a “tia Dilma” faz um percurso que passa por nove escolas para transportar 30 alunos. “Criamos um vínculo de amizade, há crianças que estão comigo desde que comecei.”
Antes de se dedicar ao transporte escolar, a empreendedora trabalhou como manicure, com instalação de câmera de segurança, na área de limpeza e em posto de gasolina. “Já fiz muita coisa, e o meu trabalho hoje me proporciona a oportunidade de ficar mais tempo com meus filhos, ter a minha renda e ajudar em casa”, afirma.
Sobre os PATs
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Os PATs contam com mais de 200 unidades, presentes em todas as regiões do estado, inclusive em unidades do Poupatempo. Em 2024, foram ofertadas mais de 400 mil vagas de empregos nas unidades dos PATs no estado.
Sobre o Qualifica SP
O programa oferece cursos de qualificação e empreendedorismo gratuitos para quem busca inserção no mercado de trabalho. As inscrições estão abertas para diversos cursos no site www.qualificasp.sp.gov.br.
Sobre o Banco do Povo Paulista
O Banco do Povo é uma iniciativa de microcrédito produtivo orientado que busca apoiar pequenos empreendedores formais e informais, promovendo a geração de emprego e renda. Possui três linhas de crédito: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, com valores entre R$ 200 e R$ 21 mil.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
Comentários
Postar um comentário