Primeiro dia do LatAm Content Meeting reuniu mais de 600 profissionais do audiovisual no Rio de Janeiro



O primeiro dia de atividades do LatAm Content Meeting reuniu profissionais de 20 países diferentes no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro. Produtores independentes, distribuidores  e executivos de canais brasileiros e estrangeiros, se reúnem até a próxima quarta-feira com o objetivo de debater o mercado de audiovisual de não-ficção na América Latina. Além das palestras, que estiveram ao longo de todo o dia com lotação esgotada, outros pontos altos foram os encontros e reuniões entre os participantes que aconteceram na Meeting Area e a primeira sessão de pit do evento, organizada pelo Sunny Side of the Doc, maior evento internacional dedicado a documentários lineares e não lineares da França.

“Tivemos um dia de trabalho muito positivo. Todas as salas estavam lotadas e já recebemos notícias de várias parcerias sendo realizadas entre empresas brasileiras e empresas internacionais . Temos mais dois dias de evento e eu espero que as produtoras participantes  aproveitem as oportunidades. Nós temos 20 países , cerca de 80 convidados internacionais e é importante aproveitar para encontrá-los e, quem sabe, fechar parcerias”, afirma Fernando Dias, presidente do LatAm Content Meeting.

Logo na abertura do evento, João Pieroni, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), falou do BNDES FSA Audiovisual, lançado em agosto de 2024, programa que busca induzir investimentos e facilitar o crédito para o setor. “O BNDES, no âmbito da Nova Indústria Brasil, trata esse setor como uma das prioridades e volta a apoiá-lo diretamente”, explica ele.

Caroline Behar, da France Télévisions, fez a palestra de abertura onde apresentou a Global Doc Alliance — uma iniciativa inovadora de cofinanciamento que une os principais canais públicos internacionais em um esforço coletivo para promover a diversidade, elevar a qualidade dos conteúdos e atender aos padrões globais em constante evolução. Ao ser perguntada sobre seus planos, ela explicou o que planeja para o próximo ano. “Tenho a ambição de expandir nossa rede de cocriação internacional para criar oportunidades criativas entre França, Brasil e outros países da América Latina”, contou a executiva. Na sequência subiu ao palco do auditório principal Kate Phillips, Diretora de Unscripted, da BBC - Reino Unido,  que explicou como funciona o sistema da corporação e quais conteúdos são selecionados para a rede de televisão britânica.

A mesa de debates Industry Talk: Por dentro dos Canais Brasileiros com moderação de Leonardo Edde, da Riofilme, reuniu Eneas Pereira, da TV Cultura, Julio Worcman, do Canal Curta, André Saddy, do Canal Brasil, e Caio Luiz de Carvalho, do Grupo Bandeirantes de Comunicação de Rádio e Televisão.  Na pauta de discussão, o desafio dos canais de TV aberta e paga desenvolverem narrativas impactantes por meio de documentários e formatos inovadores. Além disso, a conversa permeou as consequências da era do streaming para a TV e a dificuldade que produtores independentes enfrentam tentando emplacar conteúdo em grandes plataformas. 

Na sala “Mar Azul BNDES”, a mesa Novos Mercados para Catálogos Independentes no Streaming e os Desafios Tecnológicos abordou o cenário atual e os desafios enfrentados pela indústria do audiovisual independente no contexto do streaming. A discussão focou nas questões de infraestrutura de internet, regulação necessária para assegurar a competitividade tecnológica e a soberania do conteúdo, além da continuidade e aumento na entrega de produções independentes ao público.

Em seguida, a sala recebeu a palestra Sebrae: Impacto da Tec. na Produção Audiovisual - Reg. PL IA, que discutiu a união do humano e do virtual, evidenciando a forma em que os dois mundos se fundiram. A conversa também atravessou o debate da regulamentação da IA no Brasil e o futuro do uso da tecnologia sem uma legislação específica.

Para finalizar o dia, o público acompanhou a sessão de Pitch do LCM X SSD: Natureza, organizada pelo Sunny Side of the Doc. Ao todo, seis produtores apresentaram seus projetos e receberam conselhos de negócios de  editores responsáveis pela curadoria de conteúdo.

Programação

Nesta terça, dia 11 de março, segundo dia do Latam Content Meeting, a programação terá  duas palestras Industry Talk: na primeira, “Dentro dos Canais Europeus”, com a participação dos maiores broadcasters públicos e privados do mundo, Channel 4, Deutsche Welle, ARTE, ORF e BBC. Já a segunda palestrasobre canais Fast (Free Ad-Supported Streaming TV) vai reunir Samsung TV Plus e Pramount/ Pluto e Whe Play+, que estão revolucionando o consumo de conteúdo gratuito, e das plataformas de streaming. Nesses encontros os executivos vão apresentar como cada um desses espaços desenvolvem narrativas impactantes por meio de documentários e formatos inovadores de não ficção. Também vão falar sobre os desafios de equilibrar entretenimento com autenticidade, os tipos de conteúdo procurados pelos diferentes espaços e as oportunidades de coprodução com produtores independentes. Encerrando o segundo dia de evento, o painel 100 anos de Globo contando histórias brasileiras com participação de vários executivos especialistas da empresa vai falar de como nesses 100 anos, a Globo tem contado histórias de brasileiros para brasileiros. Histórias de todos os tipos, todos os tamanhos, todos os formatos, incluindo o gênero de não-ficção.

No último dia de evento, quarta-feira, dia 12 de março, a palestra Made in LatAm: Formatos Originais de Factual Entertainment vai falar sobre como o mercado global de formatos de TV gera bilhões anualmente por meio de licenciamento, com alguns formatos alcançando dezenas de adaptações ao redor do mundo e dominando as classificações de audiência, com produtos que vão de reality shows europeus a excêntricos programas de game shows japoneses. Na mesa de debates estarão reunidos os brasileiros Marcio Yatsuda, da Movioca, Allan Licco, da Endemol Shine Brasil, Sarah Rodrigues da Floresta/Sony. Outro destaque da programação será o painel Quando a Realidade Encontra a Ficção, que vai  explorar os desafios e processos criativos por trás da dramatização de eventos reais e personagens verídicos a partir de estudos de caso exclusivos da Amazon Studios e da Gullane.

Sobre o LatAm Content Meeting

Novo evento internacional latino-americano dedicado apenas a conteúdos de não ficção, como reality shows, documentários e entretenimento factual, o LatAm Content Meeting conta com o patrocínio master do BNDES, patrocínio da EmbraturANCINE e Sebrae, e apoio da CQS/FV Advogados e Visit Rio.

Posicionado em um momento estratégico, quando o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), esta edição inaugural do evento terá como pano de fundo discussões globais sobre sustentabilidade e uma economia neutra em carbono, bem como questões sociais contemporâneas, como igualdade de gênero, diversidade racial, comunidades indígenas e mudanças sociais - refletindo perfeitamente o tecido cultural dinâmico do Brasil. 

O objetivo do LatAm Content Meeting é duplo: mostrar a vitalidade do mercado audiovisual latino-americano e criar oportunidades de negócios entre profissionais do setor latino-americano e produtores, distribuidores e exibidores internacionais.

Agenda

Latam Content Meeting

Data: 10, 11 e 12 de março de 2025

Local:  Othon Palace Hotel, Rio de Janeiro

End: Av. Atlântica, 3264

Comentários