Museu das Culturas Indígenas realiza contação de histórias do Vale do Javari no Amazonas
Atividade gratuita acontece no sábado, 17 de maio, às 11h; ingressos estão disponíveis no site: https://
Foto: Leandro Karaí Mirim/acervo MCI
São Paulo, maio de 2025 – Neste sábado (17 de maio), às 11h, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) realizará uma contação de histórias com Kena Marubo, jovem liderança indígenas, que compartilhará narrativas de seu território localizado no Vale do Javari — uma das regiões mais remotas da Amazônia. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Durante o encontro, Kena abordará elementos da cosmovisão de seu povo e narrativas que percorrem as diferentes "calhas de rio" do território — cursos de rios e seus entornos, que funcionam como os eixos de vida, circulação e organização territorial dos povos indígenas do Vale do Javari.
As calhas possuem profundo significado cultural, social e espiritual. Narrativas, crenças e modos de vidas estão ligados aos percursos dos rios. No Vale do Javari, há diversas calhas, como as dos rios Javari, Ituí, Curuçá, Quixito e Itaquaí. Cada uma pode abrigar diferentes povos — como os Marubo, Matis, Kanamari e Korubo — com suas línguas, histórias e relações próprias com o território.
O Vale do Javari é reconhecido pela riqueza cultural, ambiental e pelos desafios enfrentados por seus habitantes. A região, que abriga uma das maiores populações de indígenas isolados do planeta, sofre com pressões externas como narcotráfico, garimpo, pesca predatória, extração ilegal de madeira e tráfico de animais silvestres.
Sobre Kena Marubo
Kena Marubo é ativista indígena, comunicadora, ceramista, artesã, criadora de conteúdo digital, confeiteira, modelo e palestrante. É uma das 20 jovens agentes culturais do Pontão de Culturas Indígenas, iniciativa que conecta e mobiliza redes culturais indígenas em todo o país. Atua também como coordenadora de Povos Originários e Tradicionais na Cruz Vermelha Brasileira, tendo participado das missões de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024.
Sobre o Povo Marubo
Os Marubo vivem na Terra Indígena Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, região que abrange os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Jutaí e São Paulo de Olivença, na fronteira com o Peru. Falam a língua Marubo, da família linguística Pano, e se destacam por suas expressões artísticas, como a cerâmica e o uso de contas de caramujo aruá em adornos corporais, além da pintura corporal, cultivo de roças e produção artesanal de alimentos.
E MAIS!
Artesãs e artesãos dos povos Bororo, Guarani, Huni Kuin, Pataxó, Fulni-ô, Guajajara, Terena, entre outros, comercializarão uma grande diversidade artefatos tradicionais na Feira de Artes Manuais Indígenas em exposição na área externa no MCI. Entre 9h e 18h, o espaço promoverá artistas a fim de incentivar, auxiliar e ampliar as oportunidades socioprodutivas e econômicas de pessoas indígenas.
SERVIÇO
Contação de Histórias MCI: histórias do Vale do Javari, com Kena Marubo
Data e horário: 17/05/2025, das 11h às 12h
Feira de Artes Manuais Indígenas
Horário: das 9h às 18h
Retirada de ingresso no site: https://
Sobre o MCI
Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3873-1541
E-mail: contato@
Site: www.museudasculturasindigenas.
Redes sociais
Instagram (@museudasculturasindigenas)
Facebook (/museudasculturasindigenas)
Twitter (@mcindigenas)
YouTube (@museudasculturasindigenas)
Comentários
Postar um comentário