Dia do Consumidor (15/03) - Planejamento adequado e ferramentas estratégicas ajudam a estreitar relações com os clientes
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, está próximo e as lojas online já começam a preparar ações promocionais para alavancar as vendas no período. De acordo com Felipe Rodrigues, CEO do Enviou – plataforma especializada na automação do marketing para e-commerce - um bom planejamento para a data aliado às ferramentas adequadas pode levar a aumento de até 50% nas vendas.
Haroldo Matsumoto, que é especialista em gestão e marketing e diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar especializada na gestão de negócios - pode auxiliar os empresários e gestores – compartilha da mesma visão e afirma que os varejistas devem trabalhar na criação de estratégias e planos consistentes para conseguir driblar obstáculos, vender mais e melhorar o cenário o faturamento.
Entre os aspectos que não podem faltar em um planejamento especial para a data, Rodrigues destaca que os gestores das lojas online precisam verificar o estoque e se certificar quanto à disponibilidade dos produtos em promoção. Também é essencial conversar com a equipe de logística para que haja atenção máxima na separação e entrega dos itens. O CEO da Enviou também recomenda que as equipes das lojas estejam atentas às oportunidades para atrair e conquistar novos clientes, que chegarão atraídos pelas promoções. É necessário garantir que esses clientes tenham experiências positivas e marcantes. Para isso, além de cuidar para que a loja online não saia do ar, também é extremamente importante ter um time de atendimento preparado para sanar dúvidas e auxiliar os clientes no momento de efetuar as compras. Por fim, o especialista do Enviou recomenda a criação de comunicações inteligentes.
O diretor da Prosphera Educação Corporativa, por sua vez, explica que é interessante que os gestores recuperem informações de vendas referentes ao mesmo período, no ano passado, para que se tenha uma base para a definição da quantidade e do mix de produtos para este ano. Ele também orienta os varejistas para a forma como os produtos serão oferecidos aos clientes. Em sua visão, a criatividade pode ajudar bastante nessa hora e afirma que pode ser muito interessante - além de realizar promoções de determinados itens – formar combos com produtos que sejam complementares, de forma que faça sentido para o consumidor adquirir todas aquelas peças de uma só vez.
Para potencializar o planejamento, Felipe Rodrigues, do Enviou, recomenda o uso combinado de ferramentas que fortaleçam o marketing e as estratégias de vendas. Segundo o executivo, uma boa plataforma de e-mail marketing e a entrega de conteúdos personalizados por esse canal podem ser excelentes para levar o cliente à loja online. Ao mesmo tempo, ferramentas que promovam a recuperação de carrinhos abandonados e que detectem o abandono de navegação podem ser decisivas na hora de converter uma venda que já estava praticamente perdida. Outra indicação do especialista em marketing e e-commerce é a ferramenta de gatilho personalizado, que permitem o envio de conteúdos totalmente customizados ao consumidor, para despertar o desejo por um determinado item.
Matsumoto ressalta, ainda, a importância de ter uma comunicação adequada para a data, com identidade visual da loja composta para o período, equipe treinada e venda sugestiva, ou seja, procurar aumentar o ticket médio oferecendo produtos que se complementam e com opções de preços que caibam no bolso. Outro ponto destacado pelo especialista está ligado à uniformidade em todos os aspectos: do visual ao atendimento, a fim de atrair clientes para dentro da loja e conseguir efetivar vendas. Segundo Matsumoto, o marketing tem que mexer com os sentimentos dos clientes, sabendo quem é que vai entrar na loja, o que as pessoas buscam e o que elas sentem. Com o estoque completo e a equipe sabendo o que e como oferecer, fica mais fácil encantar e ajudar na decisão de compra.
O que você acha de trabalhar uma pauta com orientações aos empreendedores sobre como vender mais e melhor nesse Dia do Consumidor? Se achar interessante, podemos agendar um bate-papo com o Felipe Rodrigues, CEO do Enviou, e com o Haroldo Matsumoto, da Prosphera Educação Corporativa, para mais dicas.
Comentários
Postar um comentário