LAMP - LABORATÓRIO DE ANIMAÇÃO DO LANTERNA MÁGICA DIVULGA TUTORES

LAMP é o laboratório de desenvolvimento de projetos e mercado do Festival Lanterna Mágica, voltado para a criação e o aprimoramento de animações brasileiras e internacionais. Com foco no desenvolvimento das narrativas e construção de redes, o laboratório oferece uma imersão durante quatro dias em quatro linhas distintas: curta-metragem; longa-metragem; série e Curta Universitário.


Quatro tutores coordenarão essa edição do LAMP, profissionais de renome nacional e internacional estarão na imersão do laboratório. São eles:

 

REÍNEL GARCÍA [CUBA]: Desde 2017, trabalha com distribuição de filmes em festivais de cinema, consultoria de programação e desenvolvimento de projetos. Foi consultor do DocSheffield Marketplace, Durban FilmArt, FIDBA, Brasil Cinemundi, Olhar do Norte e Lanterna Mágica. É ex-aluno do Eurodoc, da Locarno Industry Academy e da EICTV.

 

PAOLA BECCO [ARGENTINA]: Artista visual. Professora universitária e Mestre em Cinema da América do Sul. Diretora e Programadora do Festival Internacional de Animação em Stop Motion SMOF da Argentina. Diretora do Laboratório SMOF. Laboratório Latino-americano de projetos de animação. Participa como jurada de animação, oferece consultoria

e realiza curadorias em diversos festivais de cinema ao redor do mundo. Jurada avaliadora de concursos de animação em entidades cinematográficas. Co-diretora do Fórum de animação Latino-americano e caribenho “Juan Padrón in memoriam” desenvolvido no âmbito do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, em Havana, Cuba. Animadora e ilustradora independente. Beneficiária do Programa Cultura Argentina ao Mundo, Bolsa FNA, Mecenato cultural.

 

LARYSSA PRADO [BRASIL]: Laryssa Moreira Prado é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Multimeios no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (PPGMM - IA/Unicamp) com bolsa CAPES. É Mestra em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora

(PPGCOM/UFJF) e formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição (2015). Suas pesquisas giram em torno da animação brasileira a partir de questões de gênero e diferença, com foco na produção realizada pelas mulheres. É cofundadora do projeto Brazilian Animation e integrante do Movimento Mulher Anima.

 

JOÃO APOLINÁRIO [PORTUGAL]: João Apolinário é diretor do "OLHO Festival de Cinema de Animação" e do "Fórum de Animação". É Vice-Presidente da "Casa da Animação" (associação dedicada à divulgação do cinema de animação português), professor de Animação na "Universidade Católica Portuguesa". Participa na organização do "Ink and

Motion - International Conference on Animation and Comics" e do "Simpósio Arte e Animação". No seu trabalho explora as passagens entre o cinema de animação e as marionetas tendo colaborado com as companhias "Teatro de Marionetas do Porto" e "Redcloud Marionetas"

Sobre o LAMP:

LAMP será realizado presencialmente durante o Festival Lanterna Mágica, entre os dias 18 e 23 de março, em Goiânia. Além das atividades do laboratório, os participantes poderão acompanhar a programação completa do Lanterna Film Market, ampliando sua rede de contatos e explorando oportunidades de negócios no mercado audiovisual.

Para projetos nas linhas: curta-metragem; longa-metragem e séries.


Link formulário de inscrição: AQUI  

Inscrições até o dia 08/02.


Quem pode participar:

•      Diretores(as) e/ou produtores(as) que estejam desenvolvendo um projeto de animação.

•      É obrigatório que o participante fale português, espanhol ou inglês.

•      Diretores(as) não precisam ter um produtor ou uma empresa vinculada ao projeto para participar.

•       

Para projetos na linha: Curta Universitário.

 

Quem pode participar:

•      Diretores e/ou animadores universitários que tenham um projeto inicial de desenvolvimento em animação;

•      É obrigatório que o participante fale português, espanhol ou inglês.

•      Comprovar certificado ou matrícula em curso/universidade de animação ou áreas afins;

 

Seleção:

Os projetos selecionados serão divulgados no dia 21 de fevereiro nas redes oficiais do Festival Lanterna Mágica.


Benefícios para os selecionados:

O festival cobrirá os custos de passagens aéreas e hospedagem para os participantes dos projetos selecionados, garantindo uma experiência imersiva e produtiva durante o evento. 

Comentários