ÚLTIMOS DIAS | MOS e Galeria Athena apresentam "Intermédio", individual do artista carioca Gustavo Prado

 "Intermédio" apresenta obras escultóricas que dialogam não apenas com as estratégias de construção, circulação e vigilância características de São Paulo e de grandes centros urbanos, mas também com o legado da pintura e da escultura da arte construtivista

Gustavo Prado — Turned Black, 2024 
Erika Mayumi

 

Em parceria inédita, MOS Galeria Athena inauguram a exposição "Intermédio" do artista carioca Gustavo Prado, na cidade de São Paulo. Esta é a segunda exposição da galeria após a chegada da Athena à capital paulistana. O período expositivo vai até 16 de março.

A mostra acontece no espaço expositivo do edifício Melo Alves 645, que se propõe a ser um centro de convergência cultural, oferecendo ao público exposições de arte inéditas. Com a individual de Prado, a Athena reúne um conjunto de obras inéditas, marcando não apenas a primeira exposição individual do artista na capital paulista e sua representação pela galeria, mas também seu retorno ao Brasil após catorze anos de residência em Nova Iorque.

Gustavo Prado — Reviravolta, 2023
Erika Mayumi


"Intermédio" apresenta obras escultóricas que dialogam não apenas com as estratégias de construção, circulação e vigilância características de São Paulo e de grandes centros urbanos, mas também com o legado da pintura e da escultura da arte construtivista — que teve nesta metrópole a sua capital brasileira. A exposição também conta com uma intervenção na fachada da galeria em que o artista busca romper a separação entre o espaço interno e a rua.

Contrastando um interesse pelo vocabulário abstrato com elementos de uma realidade local, Prado justapõe dois exercícios presentes tanto em São Paulo quanto em sua obra: os esforços de imaginar espaços e formas ideais e a sua sobreposição às contradições dos espaços reais.

SERVIÇO

Visitação até 16 de março de 2025

Horário: de segunda a domingo, das 9h às 18h

Endereço: R. Dr. Melo Alves, 645 - Cerqueira César, São Paulo – SP

Sobre a MOS
Sediada em São Paulo, a MOS atua no Brasil e nos Estados Unidos, criando prédios em São Paulo e casas no interior paulista, na Califórnia e na Flórida. Fundada em 2019 por Eduardo Andrade de Carvalho, Manoel Maia e Matheus Farah, a MOS tem uma prática que se diferencia do mercado porque integra de fato o projeto de arquitetura ao processo de incorporação ao produzir os próprios projetos. Disso resulta uma forma de fazer e projetar mais cuidadosa e que traz ainda a arte integrada à arquitetura e à cidade como um de seus pilares fundamentais. Para mais informações acesse https://mosincorporadora.com/

Sobre o Melo Alves 645
Localizado no coração dos Jardins, o Melo Alves 645 destaca-se na paisagem pela sua arquitetura e sua fachada repleta de plantas nativas da Mata Atlântica. Em suas unidades, cabem todos os estilos de vida – as plantas flexíveis, varandas generosas e espaços bem distribuídos se adaptam às diversas formas de viver. No térreo, espaços pensados para contemplar o silêncio, se reunir ao ar livre ou fazer pequenas pausas na agenda. Do rooftop é possível alcançar uma belíssima vista de São Paulo, junto a uma completa infraestrutura de lazer e descanso para quem quer se desconectar. O Melo Alves 645 traz em sua atmosfera ares de refúgio com conforto e bem-estar.

Sobre a Athena
Na mitologia grega, Athena é a divindade da sabedoria, da inteligência, da justiça e das artes. Inspirado pela história e por sua paixão pelas artes, em 1994, Liecil Oliveira fundou a Athena Galeria de Arte com foco principal na arte moderna brasileira e internacional. Em paralelo à galeria, em 2011 a Athena Contemporânea foi inaugurada pelos seus filhos Eduardo e Filipe Masini com o principal objetivo de proporcionar um espaço de criação, discussão e divulgação da arte contemporânea. Em 2018, as duas galerias expandiram suas atividades e se uniram criando a Athena.

Com a inauguração do seu novo espaço no Rio de Janeiro, a galeria reforçou seu interesse na promoção artística e intelectual no cenário nacional e internacional com exposições memoráveis. Além de um espaço expositivo, a Athena se posiciona como um local de pesquisa, de aprofundamento conceitual e de trocas artísticas, assumindo parcerias institucionais e com a comunidade, buscando a difusão e o fomento da arte no Brasil. Para isso, investe no desenvolvimento da carreira de seus artistas, ativando suas participações em projetos culturais de incentivo público ou privado, editais e prêmios de arte, residências artísticas e bienais.

A sua participação em importantes feiras nacionais e internacionais, também amplia a rede de contatos e catalisa outros projetos culturais, possibilitando ao público uma aproximação com uma parcela do trabalho que desenvolve, acreditando que desta maneira as obras deixam de ser somente objetos e assumam um caráter capaz de tocar e mudar as pessoas e seu entorno.

Comentários