"Do Laço ao Abraço" aborda temas diversos relacionados às mudanças promovidas nas famílias com a chegada dos filhos e traz depoimentos reais em diferentes cenários
Após o filme, haverá bate-papo com as idealizadoras do projeto; inscrição gratuita para assistir ao filme no Colégio Marista Arquidiocesano já está aberta
Em parceria com a Somos Mães, organização com 10 de anos de atuação no suporte e produção de conteúdos voltados à família, o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo realiza a exibição gratuita do documentário “Do Laço ao Abraço - A parentalidade é feita de nós”. O filme será projetado no Salão Nobre do colégio no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), com início às 10h. A sessão especial é aberta a todos os públicos e a inscrição gratuita pode ser feita aqui.
Após a exibição, o público está convidado a participar de um bate-papo mediado pela coordenadora do projeto, Acácia Lima, e a jornalista Letícia Fagundes, que também assume os créditos de roteirista e produtora do documentário. “O filme é indicado para todas as pessoas, mesmo para aquelas que não tem filhos, porque as crianças são uma responsabilidade de todos. É claro que o documentário toca muito sensivelmente mães e pais, mas tivemos relatos muito emocionados de pessoas que ainda não tiveram filhos”, relata Acácia.
A produção narra histórias reais sobre a parentalidade, que vão desde gestantes, pais de adolescentes, adoção até o luto. Alguns temas abordados incluem atipicidades, UTI, racismo e intolerância à identidade de gênero. “Há muita identificação entre os espectadores. Mesmo que as situações vividas não sejam parecidas com as apresentadas, a emoção da vivência parental é quase uma unanimidade”, afirma Acácia.
A coordenadora do projeto conta que o material bruto resultou em mais de 40 horas de gravações, mas o corte final do documentário foi reduzido para 80 minutos de duração. “Do Laço ao Abraço” conta histórias de pessoas anônimas e famosas, que compartilham como as mudanças trazidas pela chegada de uma criança fazem com que pais e responsáveis enfrentem diversos desafios, medos e culpas.
Entre os depoentes presentes no filme estão as atrizes Samara Felippo e Isabel Fillardis; o escritor italiano Domenico de Masi; o psicólogo Alexandre Coimbra do Amaral; e a professora e psicanalista Vera Iaconelli.
“A maternidade e a paternidade, especialmente nos dias de hoje, não se resumem a um único modelo. São diversas camadas, mesmo entre os modelos parecidos, em virtude de muitos elementos pessoais e sociais. A importância do filme é, sim, constatar que ser mãe e pai é o evento mais transformador na vida de uma pessoa e, portanto, há que se amparar, apoiar, respeitar e dar suporte para essa jornada”, conclui Acácia.
SERVIÇO
EXIBIÇÃO GRATUITA DO DOCUMENTÁRIO “DO LAÇO AO ABRAÇO”
Data: 8 de março (sábado)
Local: Colégio Marista Arquidiocesano (R. Afonso Celso, 840 - Vila Mariana)
Horário: 10h
Inscrição pode ser feita no link.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos. Saiba mais em: maristabrasil.org/
Sobre a Somos Mães
A Somos Mães é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio e à informação para gestantes e mães. Há quase 10 anos, produz conteúdo e realiza cursos, palestras e ações sociais. Além de ser a proponente do projeto Do Laço ao Abraço, a Somos Mães teve seu segundo projeto incentivado aprovado pela ANCINE, O Segundo Abraço, que abordará a adolescência e será lançado em 2026.
Comentários
Postar um comentário