Pular para o conteúdo principal

Destaque

"Leo me ensina todos os dias a levar a vida com leveza e eu queria que Liz herdasse isso"

  Lore Improta   é a penúltima convidada do   “Quem É Você Nesse Rolê?” , apresentado por Thais Fersoza. O episódio já está disponível no canal do Youtube de Tatá. Assista aqui:  https://youtu.be/0fX9bgW4NLI A grande curiosidade do episódio foi a conversa de Thais e Lore sobre uma segunda gravidez. Durante a gravação, que aconteceu em setembro, Lore contou que já estava nos planos do casal dar um irmãozinho para Liz. E realmente, agora com o programa no ar, Lore e Leo já anunciaram a gravidez. Na dinâmica do tabuleiro, a primeira casa que caiu no sorteio dos dados foi “Uma Saudade” e Lore prontamente disse que sente saudades da época do Balé do Faustão. “Foi uma fase muito desafiadora, de muito aprendizado e quando eu amadureci muito. Era todo domingo observado tudo, as câmeras, os posicionamentos; foi uma escola pra mim”, lembrou. Lore refletiu sobre a consistência da sua carreira e, apesar de reconhecer os pontos marcantes, ela não acha que teve um ponto marcante d...

Poeta recifense fará duas sessões de autógrafos no mesmo dia, em São Paulo

"O Dia Imprescindível" trabalha o mundo descobertas que a vida, diariamente, nos proporciona

Em seu segundo livro, mais maduro e convicto do que busca na escrita, o poeta Marcelo José Santos lança, em dois eventos em São Paulo, “O Dia Imprescindível” (Patuá), obra onde mostra sua vocação em “revelar segredos”. O autor ousa e fará 2 sessões de autógrafos no mesmo dia, 13 de setembro, sexta-feira, uma dentro da Bienal do Livro de São Paulo – às 11h00 – e outra na Livraria Patuscada, às 19h. uma verdadeira maratona para quem, como Marcelo, ama o ofício da escrita.

“O Dia Imprescindível” chega depois de um hiato de 13 anos sem publicar livros. Mesmo assim, a literatura nunca foi abandonada ou posta em último plano pelo autor. Durante esses anos, teve a ideia de que em algum lugar, no silêncio “poderiam existir os poemas/ de todos os poetas” e, sobre esse argumento, decidiu voltar-se à escrita e daí surgiu o embrião para esta obra.

 

“Será uma correria, mesmo em meio à correria, fazer os lançamentos em São Paulo. Fazer dois lançamentos com sessão de autógrafos, um pela manhã e outro à noite, é ter a oportunidade – duplamente – ideal de poder encontrar os leitores da Bienal do Livro, além dos amigos que fiz dentro da minha casa editorial, a Patuá.” – Marcelo José Santos, poeta

 

Na poesia de Marcelo tudo que é simples ganha sentido e direção, tudo que é inanimado  nos fala. “O Dia Imprescindível”  mostra como tudo silencia até a chegada d´O dia imprescindível: “o dia para o qual nasci” e para o qual todos nascemos: a morte. Esse fim que nos faz inesgotáveis questionadores e faz a mente dos poetas fervilhar em conjecturas.

As seis partes do livro se desdobram em ventre que silencia e nos transporta pelo caminho dos segredos às Sagradas escrituras e ao Olimpo do paganismo clássico. Cristianismo latente que, para o poeta, não se opõe ao paganismo, encontrando entre eles uma secreta harmonia, como nos versos de Jorge du peixe, que servem de epígrafe a um capítulo do livro: “Todos os dias nascem deuses / Alguns maiores e outros menores do que você”.

 

“O livro foi escrito durante as viagens que fiz pelos sertões de Pernambuco e outras cidades do Nordeste. Ele surge na medida em que busco encontrar o momento e o lugar onde se fundam a poesia e a existência humana. Não a existência física, mas a consciência de existir.” – Marcelo José Santos, poeta

 

“O Dia Imprescindível” tem por propósito unir mundos que, aparentemente, encontram-se em lugares opostos, como religião e ciência ou realidade e sonho. Um livro maduro, com poemas que vão dos mitos bíblicos aos mitos da cultura de massa passando pelos mitos gregos sem perder o tom profético, que parece ser uma obsessão desse autor.

 

Sobre o autor:

Marcelo José Santos é recifense, descobriu a poesia cedo e se encantou. Buscou intensamente conhecer seus caminhos e seus mistérios. Depois se afastou dela num exílio voluntário como que para depurar tanta paixão. Andou por outros caminhos, distantes da arte. Finalmente publicou seu primeiro livro, Confissões & Profecias, em 2013, exatamente 14 anos após ter escrito o último poema daquela obra. Depois, experimentou mais um exílio da palavra. Agora, retorna com seu segundo livro, mostrando que a poesia está sempre viva em sua alma, não importa por onde ande nem o que faça.

 

Serviço:

Livro: O Dia Imprescindível

Lançamentos: Dia 13 de setembro, sexta-feira, em 2 endereços:

Bienal do Livro de São Paulo (Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209), a partir das 11h, na Diversa Livraria (Estande H78);

Livraria Patuscada (R. Luís Murat, 40 – Pinheiros), a partir das 19h00.

Autor: Marcelo José Santos (@marcelojosesantos_)

Editora: Patuá

Páginas: 79

À venda em: https://www.editorapatua.com.br ou durante os eventos

Comentários