Mostra dedicada ao humorista realizada pela InterArt emociona o público com acervo exclusivo e experiências imersivas Crédito: Claudio Fernandes Inaugurada há apenas 15 dias, a exposição em homenagem ao humorista Paulo Gustavo já atraiu 20 mil visitantes. A mostra segue em exibição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) até o dia 1º de junho, com entrada gratuita às quartas-feiras. No próximo sábado, 4 de maio, completam-se quatro anos da partida do artista.
A forte adesão reforça o enorme carinho do público e a relevância do legado de Paulo Gustavo, um dos nomes mais queridos do Brasil. A exibição celebra sua trajetória com uma curadoria afetuosa e cativante de Nicolas Martins Ferreira e Juliana Cintra, reunindo objetos pessoais e profissionais, figurinos originais, fotos e vídeos inéditos, instalações interativas e momentos marcantes de sua carreira no teatro, cinema e televisão.
“A realização dessa exposição foi pensada com muito cuidado e responsabilidade, não apenas para homenagear Paulo Gustavo, mas para oferecer ao público uma experiência à altura da sua genialidade e afeto. Foi um trabalho minucioso de pesquisa, concepção e produção, com o apoio e confiança da família, que nos deu acesso a memórias muito preciosas”, afirma Nicolas Martin Ferreira, curador da exposição e CEO da InterArt, responsável pela execução da mostra.
Juliana Cintra, co-curadora e diretora da Galeria Silvia Cintra + Box 4, reforça o caráter emocional do projeto: “Cada detalhe foi construído com muito carinho, desde a pesquisa da trajetória do Paulo Gustavo, passando pela seleção das suas peças privadas, idealização da montagem, até o design, luzes e cores dos ambientes. Queríamos criar uma experiência viva, afetiva, que refletisse a energia e o amor que ele transmitia. Tudo foi pensado para acolher o público com leveza, emoção e, claro, com muito bom humor.”
Com realização da InterArt e idealização de Thales Bretas, a exposição é aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura, com apresentação do Ministério da Cultura e do Grupo Bradesco Seguros. “Além de reverenciar a vida e obra do humorista, o espaço funciona como um ponto de encontro para o riso, a emoção e a memória coletiva, atraindo pessoas de todas as idades e lugares”, complementa a diretora de produção Elaine Rollemberg.
Dienis, Juliana Cintra, Thales Bretas, Nicolas Martin Ferreira e Elaine Rollemberg / Crédito: Claudio Fernandes
"RIR, UM ATO DE RESISTÊNCIA" conta com patrocínio da TV Globo e Multishow, apoio da Prefeitura de Niterói, Fundação de Arte de Niterói (FAN), MAC Niterói e Galeria Silvia Cintra + Box 4. Possui curadoria de Nicolas Martin Ferreira, co-curadoria de Juliana Cintra, direção de produção de Elaine Rollemberg, produção artística de Dienis (Napoleon Productions), direção de arte e cenografia de Mariana Villas-bôas, assistência e produção de cenografia de Daniela Fonseca, projeto gráfico de Giovanni Bianco (GB65), pesquisa e texto da linha do tempo da antropóloga Beatriz Coelho Gomes, iluminação de Fernanda Mantovani, assistência de iluminação de Lara Cunha, conservação de figurinos de Luana Safar, Reka Koves como figurinista do espaço dedicado a “Dona Hermínia”, gerência de logística de Rubens Nascimento e assistência de curadoria de Mariane Thamsten.
Serviço Exposição: Paulo Gustavo - "RIR, UM ATO DE RESISTÊNCIA" Período: em cartaz até 01 de junho de 2025 Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30) Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Niterói - RJ Informações sobre ingressos no site oficial do MAC: Link |
Comentários
Postar um comentário