Teatros, Centros Culturais e Casas de Cultura apresentam show e peças de teatro de graça neste Dia do Trabalhador
Programação do feriado continua na sexta-feira (2), com stand-up, peças e forró
Espetáculo Penélope, apresentado nesta sexta (2), no Teatro Flávio Império. Foto: divulgação
São Paulo, 30 de abril de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta atrações gratuitas, como shows e peças de teatro, no feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta (1°), em teatros, Casas de Cultura e Centros Culturais. As programações continuam na sexta-feira (2), em equipamentos de todas as zonas da cidade.
O destaque da programação é a Casa de Cultura M’boi Mirim, que planejou um evento especial em comemoração ao dia do trabalhador: um show com Luiz Celestino cantando músicas de Jorge Ben, que será apresentado a partir das 16h. Já nos Centros Culturais vai rolar peça de teatro, forró e a estreia de uma exposição imersiva.
Os teatros também estarão com programação: o Cacilda Becker, na Lapa, apresenta o espetáculo “Corpos brasileiros” que, com um texto poético, retrata a influência das culturas indígena, portuguesa e africana no Brasil. No Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, estreia “Vida Bandida”, que fica até domingo (4), e retrata a vida de pessoas em situação de rua e as violências que sofrem.
Na sexta (2), os equipamentos continuam com programação, principalmente peças de teatro e samba em equipamentos nas zonas sul, leste, oeste e norte. O destaque do dia é o espetáculo de stand-up, na “Sexta do Riso”, realizado todas as sextas no Centro Cultural Penha, com Denison Carvalho, comediante membro do elenco do Comedy Central e que roteirizou programas como “A Culpa é do Cabral”.
A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
Lembrando: Vem aí, nos dias 24 e 25 de maio: Virada Cultural 2025. A maior virada cultural da história! 20 anos em 24 horas.
Confira a programação desse feriado (1) e da sexta (2), abaixo:
Quinta (1° de maio)
Show Tributo ao Trabalhador: Luiz Celestino canta Jorge Ben – Música MPB
Quando: 01/05 (quinta) às 16h
Onde: Casa de Cultura M’Boi Mirim – Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: No Dia do Trabalhador, a Casa de Cultura M’Boi Mirim apresenta o Show Tributo ao Trabalhador – Luiz Celestino canta Jorge Ben, uma celebração vibrante da força e da alegria do povo brasileiro. Com um instrumental poderoso e os vocais marcantes de Luiz Celestino, o espetáculo homenageia o legado musical de Jorge Ben, trazendo ao palco um repertório dinâmico, dançante e cheio de alto astral.
Pais e Filhos samba rock - Música Samba Roque
Quando: 01/05 (quinta) às 17h
Onde: Casa de Cultura Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A banda De Pai para Filhos traz ao palco um repertório vibrante que mistura o melhor da música brasileira, promovendo diversidade e experiências culturais únicas. Com uma sonoridade marcada pela união de diferentes influências e técnicas, o grupo proporciona apresentações de alta qualidade, onde a energia e a paixão pela música se destacam. A banda, com seu estilo único, se apresenta em diferentes espaços culturais, encantando o público com sua proposta autêntica e envolvente.
Corpos Brasileiros
Quando: 01/05 (Quinta) às 21h
Onde: Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa
Ingresso: Grátis
Classificação: +10 anos
Duração: 45 minutos
Sinopse: O espetáculo é inspirado nas influências e confluências entre as culturas indígena, portuguesa e africana que tomaram lugar no Brasil e moldaram nossa força motriz. O recorte principal desta obra está na investigação da sonoridade sincopada dos ritmos brasileiros; onde o baião, o samba, o coco, o Ijexá e o maracatu expõem as batidas e as marcas deste choque cultural que define a nossa maneira de dançar. Os artistas acrescentam a este contexto as memórias afetivas de suas famílias e as misturas de etnias que ocorreram em seus microuniversos para transformá-las em texto poético que dialoga imediatamente com o imaginário do público.
Vida Bandida
Quando: 01/05 (Quinta) a 04/05 (Domingo) / Quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 18h
Sessão extra: 03/05 (Sábado) 18h
Onde: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca - Sala Multiuso
Ingresso: Grátis
Classificação: +12 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: No Beco da Vergonha, a catadora de papelão Lita e sua filha Antônia, junto aos apoiadores da rua, são atravessados por perseguição religiosa, filantropia televisionada e opressão policial, em vivências tragicômicas, convidando a plateia a refletir sobre eugenização e gentrificação de espaços hoje tomados por corporações e políticas que estimulam a realidade crescente da população de rua a partir de uma pandemia, facilitando violências contra corpos em situação vulnerável quem em sua maioria são de pessoas NEGRAS!
116 gramas: Peça para Emagrecer
Quando: 01/05 (quinta) a 04/05 (Domingo) / Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: A Gorda, a cada dia que se apresenta para uma nova plateia, tenta alcançar o mesmo objetivo: emagrecer 116 gramas. A fim de queimar as calorias necessárias para tanto, ela cria um espetáculo teatral, um experimento performativo, uma espécie de aula de academia, só que mais bonita. Ela pratica exercícios, formula cálculos, se perde em teorias, compartilha memórias e encontra poesia em cada gota de suor que escorre pelo seu corpo. Talvez assim ela consiga ser uma atriz de verdade.
A Morte de Mané Bufão
Quando: 01/05 (Quinta) 16h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Parque Daniel Marques
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Mané Bufão é um preguiçoso nato, mas muito esperto. Certo de que consegue dar nó em pingo d’água, deixa de pagar as contas da casa, no bar da D. Gervásia, e tenta abusar da boa vontade da sua esposa Totonha, que não dá moleza para o cara de pau. Cansado das mentiras desse preguiçoso, o delegado resolve prendê-lo. Mané indignado prefere morrer do que ser preso, só que a Morte resolve atender pessoalmente seu pedido, ela faz uma visita inesperada e um acordo é selado. Será que Mané Bufão vai cumprir o combinado?
Projeto Arrumadinho
Quando: 01/05 (Quinta) 18h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Este coletivo de artistas se juntou em torno da sonoridade da rabeca e de pifes para criar um espetáculo de valorização de um tipo de forró autenticamente baseado em tradições nordestinas. Também oferece uma oficina cultural de introdução e experimentação aos instrumentos musicais utilizados no forró.
Exposição Fluxo das Relíquias
Quando: 01 (Quinta) a 21/05 (Quarta) das 09h às 18h
Onde: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - R. Inácio Monteiro, 6900 / Sala de Exposição
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Fluxo das Relíquias é uma exposição imersiva que busca resgatar, documentar e interpretar as memórias e os marcos históricos do início do movimento funk na cidade de São Paulo, com ênfase nas periferias da zona leste, como Cidade Tiradentes e Jardim Romano. Tem como ponto de partida a Festa da Paz, realizada em 2006, que trouxe grandes nomes do funk carioca e da Baixada Santista, marcando a consolidação do funk na capital paulista. A exposição propõe reconstruir a trajetória cultural e estética do funk paulistano entre 2006 e 2014, período crucial que inclui o surgimento do funk ostentação, o impacto do trágico falecimento de MC Daleste e a criação do passinho romano, dança que consolidou novas formas de expressão corporal e artística no cenário periférico. Combinando elementos audiovisuais, fotográficos, linguísticos e sensoriais, "O Fluxo das Relíquias" oferece uma experiência única que conecta o público às histórias individuais e coletivas da periferia. O projeto também propõe discussões sobre identidade, memória, sustentabilidade e os impactos do funk como expressão cultural e artística.
Sexta (02/05)
Ana Marginal - Um Navio Ancorado no Espaço
Quando: 02/05 (sexta-feira) a 11/05 (Domingo) / Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Onde: Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Ingresso: Grátis
Classificação: +12 anos
Duração: 75 minutos
Sinopse: O espetáculo é um metateatro que transita pela obra e vida da poeta Ana Cristina César, ícone da poesia marginal da década de 1970 a partir do conflito de três atrizes envoltas pela complexidade e identificação das angústias de suas personagens, que representam diferentes facetas da poeta: a Ana, a Cristina e a César.
Mestiço Florilégio
Quando: 02/05 (sexta-feira) a 04/05 (Domingo) / Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Onde: Teatro Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca
Ingresso: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Sinopse: Os poetas românticos tinham o hábito de empregar as palavras florilégio e ramalhete com o significado de reunião ou antologia de poemas. O espetáculo multidisciplinar de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida reúne canções, interpretações instrumentais, cenas teatrais, cinematografia e peças coreográficas criadas e interpretadas pela dupla de artistas ao longo de 40 anos de história artística referenciada na cultura brasileira. O trabalho busca contribuir com uma visão não folclorizante da cultura popular brasileira e propor caminhos através dos quais ela possa dialogar com a cultura contemporânea.
O Mar
Quando: 02/05 a 04/05 / Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Onde: Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295 - Lapa
Ingresso: Grátis
Classificação: +12 anos
Duração: 45 minutos
Sinopse: Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar. A avó tem um pedido: sua neta quer conhecer o mar. Um acontecimento inesperado obriga as três a permanecer juntas e a descobrirem possibilidades de relação.
Penélope
Quando: 02/05 (sexta-feira) 20h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A montagem do grupo espanhol Resiui Teatro da Espanha propõe, a partir da linguagem da dança e do teatro, contar uma história simples, a de uma mulher suspensa à espreita. Da nossa perspectiva, Penélope inicia uma jornada paralela, um jogo de espelhos com seu companheiro Ulisses. Já faz muito tempo que ele não vai para a guerra, ele não tem notícias de seu amor, seu marido e seu companheiro de vida. Seu filho partiu em uma jornada para encontrá-lo. E desde então ela espera, sonha, delira e invoca. Sua mente está cheia de memórias felizes, saudade, medo, nostalgia, incerteza, desejos e o desejo de se apaixonar novamente. A montagem é uma história sobre a vida desse personagem, os eventos em sua mente, seus sentimentos e os eventos paralelos da fisiologia do seu corpo. Construiremos a dramaturgia como uma viagem pelas geografias imaginárias da anatomia humana. Penélope, campo de batalha do amor e da guerra.
Grupo Pegada de Gorila
Quando: 02/05 (sexta-feira) 19h
Onde: Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O Grupo Pegada de Gorila quer atingir todas as idades com repertório dançante e eclético dentro da nossa virtude do samba. Apresentando as novas músicas do novo álbum Juntos até o arroz secar que já está disponível nas plataformas digitais.
Sexta do Riso - Denison Carvalho (stand-up)
Quando: 02/05 (sexta-feira) 20h
Onde: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sexta do Riso é um sucesso de público e faz parte da programação regular do CCP, trazendo sempre comediantes às sextas-feiras. A atração da vez é Denison Carvalho, comediante nascido em Brasília cuja trajetória o levou a se tornar uma das vozes mais influentes e engraçadas do cenário de humor brasileiro. Denison também é membro do elenco do Comedy Central e roteirizou programas como A Culpa é do Cabral.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Comentários
Postar um comentário