Pular para o conteúdo principal

Destaque

Com mais de 160 horas gravadas, podcast “Perdigoto” mapeia o teatro brasileiro em sua diversidade

Com episódios semanais, projeto de Aury Porto e Leonardo Ventura reúne artistas, pesquisadores e grupos de todo o país para discutir memória, formação, políticas culturais e práticas cênicas O cenário das artes cênicas brasileiras ganha um registro histórico de fôlego com a consolidação do Podcast Perdigoto. Idealizado, roteirizado e apresentado pelos atores Aury Porto e Leonardo Ventura, o projeto nasce de um esforço monumental de dez meses de pesquisa e escuta para documentar as memórias, práticas e pensamentos de quem constrói o teatro no Brasil hoje. Realizado pela mundana companhia no âmbito de sua residência artística no Instituto Capobianco, o podcast já acumula cerca de 165 horas de gravações com 55 convidados de todas as regiões do país, lançando episódios semanais que desafiam o apagamento histórico de territórios fora do eixo Rio–São Paulo. A gênese do projeto remonta ao período da pandemia, quando Aury Porto percebeu o vácuo de conteúdos teatrais no universo dos podcasts — ...

Arena do Grêmio lança documentário sobre a reconstrução do estádio um ano após a enchente que marcou sua história

Filme "Além da Tempestade" resgata a memória da tragédia e homenageia a força coletiva que permitiu a reconstrução do estádio após 23 dias de inundação.

No dia 5 de maio, exatamente um ano após a chegada da água da maior enchente da história do Rio Grande do Sul à Arena do Grêmio, a administradora Arena Porto Alegrense lança o documentário “Além da Tempestade”, uma produção inédita que resgata, por meio de depoimentos verídicos e registros inéditos, os momentos mais desafiadores enfrentados pelos profissionais envolvidos e por toda a torcida tricolor.

Gravado no local onde tudo aconteceu, o filme é um tributo à superação coletiva e à resiliência de um povo que não desistiu diante do caos. A Arena, que ficou 23 dias com o gramado submerso, tornou-se um dos símbolos da devastação causada pelas águas, mas também se transformou em exemplo de reconstrução, união e pertencimento.

“Esse documentário é o fechamento simbólico de um dos capítulos mais difíceis da história da Arena. A partir daqui, olhamos para frente, com a certeza de que este Estádio voltará a ser palco de grandes vitórias do Grêmio”, afirma Mauro Araújo, diretor-presidente da Arena.

Com roteiro baseado em histórias reais, o documentário reúne imagens inéditas do período em que a estrutura esteve tomada pela água, lama e escombros, e revela os bastidores do processo de recuperação. Entre os depoimentos estão os profissionais que participaram da operação de reconstrução da Arena, membros da administração, colaboradores, pessoas da comunidade vizinha que se abrigam no estádio e torcedores que viveram a alegria de reencontrar a Arena, pronto para acolher novamente sua gente.

“Retratamos, com respeito e emoção, tudo o que vivemos desde o primeiro dia da enchente. Mais do que uma produção audiovisual, o documentário é uma homenagem a todos que acreditaram, que colocaram a mão na massa, e que nunca deixaram de chamar a Arena de casa”, completa Mauro.

A estreia do filme será marcada por um evento fechado, realizado no cinema GNC do Shopping Praia de Belas, com a presença de convidados, autoridades, imprensa e formadores de opinião. A identidade visual e o tom do evento foram cuidadosamente construídos para respeitar a memória da tragédia e exaltar a força do recomeço. “Não celebramos a tragédia. Homenageamos quem teve coragem de seguir”, concluiu Araújo.

Após a sessão especial de estreia, o documentário será exibido no canal Premiere, da Rede Globo, e disponibilizado no Globoplay. Na sequência, estará acessível no canal oficial da Arena do Grêmio no YouTube, ampliando e democratizando o acesso a uma história que comoveu todo o estado. A produção é assinada pela Camejo Comunicação, braço audiovisual especializado em conteúdos institucionais, documentais e narrativas que fortalecem marcas por meio de histórias reais e com propósito.


Comentários