Pular para o conteúdo principal

Destaque

Filme baiano “Timidez” conquista seis prêmios no 16º Festival de Cinema de Triunfo

Dirigido por Thiago Gomes Rosa e Susan Kalik, suspense psicológico aborda relações familiares, racismo cotidiano e subjetividades negras Atores Dan Ferreira e Antonio Marcelo no filme "Timidez" - Foto Adeloyá Ojú Bará O longa-metragem baiano  Timidez  foi o grande destaque do  16º Festival de Cinema de Triunfo , em  Pernambuco , ao conquistar  seis prêmios e uma menção honrosa do júri popular . O suspense psicológico recebeu os troféus de Melhor Longa Nacional  (Júri Oficial),  Melhor Direção (Thiago Gomes Rosa e Susan Kalik),  Melhor Roteiro (Susan Kalik, Cláudia Barral e Marcos Barbosa),  Melhor Ator  (Antonio Marcelo), M elhor Direção de Arte  (Carol Tanajura) e  Melhor Montagem  (Lucílio Jota e Quito Ribeiro), além da  Menção Honrosa do Júri Popular .  A premiação do festival aconteceu no último final de semana (20/12) Protagonizado pelos atores baianos  Dan Ferreira  (Meu Nome é Gal, Pixinguinha, A...

MASP recebe concerto gratuito de João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica em 27 de maio

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco Honda, espetáculo reúne obras de Bach, Morricone, Tom Jobim e outros grandes compositores

(Foto: Divulgação)

O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP realizam, em 27 de maio, um concerto aberto ao público no Auditório do MASP - um dos espaços culturais mais emblemáticos da cidade de São Paulo. 

O evento integra a Temporada 2025 e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco Honda, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à música clássica no Brasil.

Sob regência de João Carlos Martins, a noite terá início com o emocionante “Intermezzo”, de Pietro Mascagni, seguido pela imponente “Suíte Orquestral nº 3”, de Johann Sebastian Bach. Em seguida, ao piano, o maestro interpretará peças que conectam a música erudita a grandes trilhas sonoras do cinema e à música popular brasileira.

No repertório estão a clássica “Ária” na Quarta Corda, também de Bach; “Thank You”, do norte-americano Dave Brubeck; o tema do filme E.T. – O Extraterrestre, de John Williams; além da inesquecível “Cinema Paradiso”, de Ennio Morricone; e “Insensatez”, de Tom Jobim.

Com mais de sete décadas dedicadas à música, João Carlos Martins segue emocionando plateias com sua sensibilidade e capacidade de reinvenção. 

 

Serviço – João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP no MASP

Data: 27 de maio de 2025

Horário: 20h

Local: Auditório do MASP (Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200

Entrada gratuita. Disponibilização de ingressos 2h antes do início do espetáculo, na bilheteria presencial do MASP. Sujeito à lotação da sala.

Informações: fundacao@fundacaobachiana.org.br

 

Sobre João Carlos Martins

João Carlos Martins, maestro e músico brasileiro, possui uma trajetória singular no cenário musical do século XX. Reconhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, sua carreira atingiu o ápice com a gravação da obra completa para teclado do renomado compositor. No entanto, sua jornada foi marcada por desafios físicos, que ele superou com resiliência e determinação, redirecionando sua paixão pela música para a regência.

Em 2020, João Carlos Martins emocionou o mundo ao voltar a tocar piano utilizando luvas biônicas avançadas, mostrando sua capacidade de superar obstáculos e sua criatividade em nome da música.

Comentários