Pular para o conteúdo principal

Destaque

Com mais de 160 horas gravadas, podcast “Perdigoto” mapeia o teatro brasileiro em sua diversidade

Com episódios semanais, projeto de Aury Porto e Leonardo Ventura reúne artistas, pesquisadores e grupos de todo o país para discutir memória, formação, políticas culturais e práticas cênicas O cenário das artes cênicas brasileiras ganha um registro histórico de fôlego com a consolidação do Podcast Perdigoto. Idealizado, roteirizado e apresentado pelos atores Aury Porto e Leonardo Ventura, o projeto nasce de um esforço monumental de dez meses de pesquisa e escuta para documentar as memórias, práticas e pensamentos de quem constrói o teatro no Brasil hoje. Realizado pela mundana companhia no âmbito de sua residência artística no Instituto Capobianco, o podcast já acumula cerca de 165 horas de gravações com 55 convidados de todas as regiões do país, lançando episódios semanais que desafiam o apagamento histórico de territórios fora do eixo Rio–São Paulo. A gênese do projeto remonta ao período da pandemia, quando Aury Porto percebeu o vácuo de conteúdos teatrais no universo dos podcasts — ...

”Baile Dominguinho” celebra o sucesso do projeto de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho

 

                     Foto: José de Holanda

O “Baile Dominguinho” nasce como uma extensão do encontro entre João Gomes, Jota.pê e Mestrinho no projeto “Dominguinho”. Se antes o espetáculo carregava uma atmosfera bucólica e singela, agora ganha novas cores, um frescor noturno e as características de um verdadeiro baile.

A recepção calorosa de público e crítica impulsionou esse novo momento, que vem arrebatando plateias em cada apresentação da turnê. A energia trocada no palco despertou a ideia de experimentar versões no estilo batizado por eles de Xote Rock, traduzindo a força da música nordestina em uma linguagem moderna.

A estreia oficial aconteceu no último domingo, dia 24/08, no Espaço Unimed, em São Paulo, que ganhou registro para um EP com três clássicos de grandes compositores nordestinos: Velha Roupa Colorida (Belchior), Eu Só Quero um Xodó (Dominguinhos e Anastácia) e Dona da Minha Cabeça (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo). O lançamento desse registro acontece já nesta sexta-feira, dia 29 de agosto.

O “Baile Dominguinho” também apresenta uma estética renovada: novos figurinos cheios de personalidade, cenografia marcada por globo espelhado e luzes de neon, além de uma identidade visual repaginada que transforma o clima de entardecer em uma noite pulsante.

Na direção criativa, o conceito se inspira no universo dos bailes nordestinos, onde cidades históricas se iluminam em celebrações. A pesquisa estética buscou referências em artistas de forró, do rock e da Jovem Guarda nordestina, que mesclavam tendências globais ao toque regional. Golas pontudas, calças amplas, bocas de sino, camisas abertas, couro e blazers resgatam esse espírito irreverente e traduzem, em moda, a forma brasileira de dialogar com a cultura jovem mundial.

Comentários