Prêmio Papagaio de Comunicação Animal celebra vencedores em noite histórica no Teatro Gazeta

 


Prêmio que tem sido chamado de "Oscar da Causa Animal" reuniu 400 convidados na cidade de São Paulo. Evento teve homenagem à rainha do rock, Rita Lee, e premiou comunicadores que ampliam as vozes dos animais, numa iniciativa inédita no Brasil.

O Teatro Gazeta, na Avenida Paulista, em São Paulo, ficou pequeno para a grandiosidade da cerimônia de entrega do 1º Prêmio Papagaio de Comunicação Animal, realizada na noite de terça-feira (28/10). 


Mais de 400 pessoas estiveram no evento, incluindo jornalistas, cineastas, influenciadores, criadores de conteúdo, documentaristas, ativistas, voluntários de organizações não-governamentais, protetores de animais, e interessados na causa.



O evento, pioneiro no Brasil, começou às 18h com um coquetel de recepção, seguido da cerimônia de entrega dos prêmios. A noite foi conduzida com emoção pelo jornalista Celso Zucatelli e pelo vice-presidente do Fórum Animal, Taylison Santos. Ambos destacaram o poder transformador que a informação possui na luta pela causa.


"O Prêmio Papagaio nasceu com o propósito de inspirar e reconhecer quem dá voz aos animais, e também de ajudar as pessoas a descobrirem como comunicar essa causa com mais empatia, estratégia e impacto", afirma Taylison. "Como idealizador e apresentador, acredito que celebrar é também educar: cada história contada aqui ensina novas formas de sensibilizar o mundo. O Papagaio é, acima de tudo, uma homenagem à comunicação que transforma vidas humanas e não humanas."


Um dos momentos mais marcantes da noite foi a emocionante homenagem à eterna rainha do rock e ícone da causa animal, Rita Lee. A homenagem foi entregue pela ativista Luisa Mell e recebida com emoção por Roberto de Carvalho, companheiro de vida da artista.

Finalistas e vencedores

A partir das 20h, a premiação revelou os finalistas e vencedores, selecionados por um comitê de jurados, que atuou intensamente para analisar os trabalhos inscritos.


O grupo de 11 jurados, presidido por Zucatelli, elegeu quais seriam os conteúdos escolhidos para ocuparem o 1°, 2° e 3° lugar em cada uma das categorias. 


No caso das categorias de influenciadores, por serem sui generis, a análise tomou como base os canais de comunicação principais de cada um dos inscritos e a relevância dos conteúdos publicados por eles. 


Para além da celebração, o Prêmio Papagaio é um momento de reconhecer a importância da empatia, da liberdade e do respeito a todos os seres, independente de sua espécie.


Vencedores do 1º Prêmio Papagaio de Comunicação Animal

Categoria - Influenciador: Veganismo

Categoria - Influenciador: Defesa dos Animais


Categoria - Políticas públicas de proteção animal


Categoria - Defesa dos animais silvestres

Categoria - Defesa de Cães e gatos


Categoria - Defesa dos Animais Aquáticos

Categoria - Defesa dos animais em testes, pesquisa e ensino

Categoria - Exploração animal para entretenimento

Categoria - Cobertura de resgates e reabilitação

Categoria - Defesa dos Animais em Situação de Fazenda

Alcance nacional

A primeira edição do Prêmio Papagaio demonstrou um grande alcance nacional, com inscrições vindas de todas as cinco regiões do Brasil.


Foram 247 inscrições no total, oriundas de 19 estados e do Distrito Federal. 


São Paulo foi o estado com maior número de participantes (63), seguido por Rio de Janeiro (19) e Rio Grande do Sul (17).


"Estamos orgulhosos por sermos pioneiros com esta iniciativa. Existem diversos tipos de prêmios de jornalismo, mas uma premiação que prestigia a comunicação em defesa dos animais não existia no Brasil", afirma o gerente de comunicação do Fórum Animal, Rafael Sampaio. "Queremos inspirar comunicadoras e comunicadores a, cada vez mais, olharem para a causa animal de forma ampla".


A noite de gala contou ainda com apresentações musicais da banda Aurora 69, da artista Leyllah Diva e do cantor D'Black. O troféu do Prêmio Papagaio, entregue aos vencedores, foi uma criação do artista Rafael Bracantelli, cuja obra simboliza a força, a liberdade e a diversidade da natureza.


O evento foi uma realização do Fórum Animal, Agência Carrots Comunicação Animal e Valle da Mídia. Contou com o patrocínio da Rede Accor, Animal Equality Brasil e Sinergia Animal. O Fórum Animal agradece igualmente aos apoiadores: DJ Jack, Gruiz Drinks, Nesti Dante Firenze, Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), UAI Tofu e VidaVeg.


O reconhecimento se estende a todos os parceiros, jurados, finalistas, equipes e ao público. Juntos, fazemos a diferença pelos animais.

Mais informações no site oficial: www.premiopapagaio.com.br


Sobre a entidade


O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é uma organização sem fins lucrativos, fundada há 25 anos, formada por uma equipe multidisciplinar que inclui médicos-veterinários, advogados, biólogos, profissionais de comunicação e marketing, geógrafos e pesquisadores de diversas áreas. 


Nossa missão é sensibilizar e transformar a sociedade, buscando erradicar o sofrimento, a crueldade e as piores práticas contra os animais. Nossa equipe dá suporte ao desenvolvimento de várias ações de proteção e defesa animal. Estamos comprometidos com a promoção de um mundo onde os direitos e o bem-estar dos animais sejam respeitados, intervindo ativamente, advogando por políticas públicas, promovendo educação e conscientização para transformar a relação entre humanos, animais e ambiente.

Comentários