SOS Pantanal promove shows beneficentes de Ney Matogrosso e Lenine durante a COP 30, em Belém, para dar visibilidade ao bioma no debate climático internacional
Em meio à programação oficial da COP 30, o SOS Pantanal realizará dois espetáculos beneficentes no histórico Theatro da Paz, em Belém, com renda destinada a iniciativas de conservação e proteção do Pantanal. Fruto de parceria com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Cultura do Estado e o Theatro da Paz, os shows têm como objetivo não apenas arrecadar recursos, mas, também, colocar o Pantanal — maior planície alagável do planeta — no centro das discussões climáticas globais, especialmente diante da gravidade dos incêndios florestais que vêm devastando o bioma nos últimos anos.
Área úmidas são grandes aliadas ao combate às mudanças climáticas, ocupando apenas 6% do território terrestre, mas sendo responsáveis por absorver a mesma quantidade de carbono que todas as florestas do mundo combinadas. O Pantanal, como maior planície alagável de água doce do mundo, é o grande porta-bandeiras dessa causa.
Em 13 de novembro, às 21h, o palco receberá Ney Matogrosso com o espetáculo “Ney Matogrosso voz & piano”, acompanhado do pianista Leandro Braga. Os arranjos do pianista são notáveis por modernizar sambas-canções sem descaracterizá-los, mantendo a qualidade e a emoção incomparável da voz de Ney. O cantor, ícone da música brasileira e referência internacional em atuação artística, construiu uma carreira marcada pela ousadia estética, pela defesa da liberdade e pela valorização da diversidade cultural do país. Sua presença na COP 30 simboliza a força da arte como linguagem universal para sensibilizar públicos sobre a urgência ambiental.
Já em 21 de novembro será a vez de Lenine apresentar show voz e violão, onde o artista canta suas próprias composições, nas quais ele transforma em versos as questões, os amores e as sagas de seu tempo. Compositor premiado e uma das vozes mais engajadas da canção brasileira, Lenine é reconhecido por sua poética que une música popular, consciência socioambiental e experimentações sonoras. A abertura ficará por conta de Eric Terena, artista indígena cuja fusão inovadora de música eletrônica com cantos tradicionais tem se tornado símbolo da resistência e da vitalidade da cultura indígena no Brasil contemporâneo.
Com esse encontro de gerações e estilos, o SOS Pantanal reúne três nomes fundamentais da cultura brasileira, todos comprometidos com causas sociais e ambientais, reforçando o papel da arte como ponte entre emoção, memória coletiva e ação política.
A arrecadação será destinada a três pilares de atuação do SOS Pantanal:
- Conservação e restauração do bioma;
- Governança e segurança hídrica;
- Prevenção e combate a incêndios florestais.
Referência cultural no coração da Amazônia
Fundado em 1878, o Theatro da Paz é a primeira casa de espetáculos da Amazônia e um dos mais luxuosos do Brasil. Tombado como patrimônio histórico, o espaço é reconhecido por sua acústica impecável, elementos decorativos revestidos em ouro e capacidade para 900 pessoas. Para os shows beneficentes, 42 lugares serão destinados a projetos sociais locais e 150 já estão reservados a delegações internacionais e representantes de governos.
Antes de cada apresentação, a partir das 19h, o público será recebido no hall do teatro, com loja de produtos exclusivos e um backdrop instagramável.
Ingressos e cotas sociais
As vendas corporativas e para pessoas físicas já estão abertas, incluindo opções de camarotes e ativações de marca. Há, ainda, a cota social, com ingressos direcionados ao programa Usinas da Paz (Usipaz), do Governo do Pará, que integra o programa Territórios pela Paz (TerPaz), voltado à inclusão social e à redução da violência em áreas vulneráveis do estado.
Serviço:
Local: Theatro da Paz – Avenida da Paz, Praça da República, S/N - Campina, Belém
Show beneficente Ney Matogrosso – “Voz & Piano”
Data: 13 de novembro de 2025
Horário: abertura da casa às 19h, show às 21h
Acompanhamento: Leandro Braga (piano)
Vendas para clientes nacionais: https://www.ticketfacil.com.
Vendas para estrangeiros na bilheteria do teatro
Show beneficente Lenine
Data: 21 de novembro de 2025
Horário: abertura da casa às 19h, show a partir das 21h
Participação: Bruno Giorgi
Abertura: Eric Terena
Vendas para clientes nacionais: https://www.ticketfacil.com.
Vendas para estrangeiros na bilheteria do teatro

Comentários
Postar um comentário