Destinos mais acolhedores do mundo para famílias LGBTQIA+: veja onde o turismo gay friendly é destaque
Pesquisa mostra que esses turistas preferem empresas que apoiam efetivamente a diversidade e Brasil está entre os destinos preferidos
Escolher destinos realmente inclusivos pode ser um desafio para famílias LGBTQIA+, que buscam por lugares acolhedores e com estrutura adequada para casais homoafetivos e seus filhos. Uma pesquisa da Marriott Internacional, realizada em sete países da América Latina e do Caribe, revelou que os fatores mais determinantes na escolha do destino são segurança, custo, facilidade de locomoção e receptividade à comunidade LGBTQIA+, além das avaliações positivas nas redes sociais. Entre os principais motivos para viajar estão relaxamento (59,7%), imersão cultural (56,4%) e sol e praia (53,4%). O estudo ainda mostra que 45% dos entrevistados preferem empresas que apoiam efetivamente a diversidade, e destaca Brasil, México e Argentina como os países mais acolhedores da região.
“A hospitalidade é o que define uma boa viagem. Eles valorizam destinos onde se pode viver o amor e a liberdade com naturalidade e respeito. Para famílias, isso significa tranquilidade e pertencimento”, explica Marco Lisboa, CEO e fundador da 365 Fun Fest, que é uma rede de franquias de viagens voltada ao público LGBTQIA+, com o propósito de promover experiências turísticas inclusivas e seguras em qualquer época do ano.
Confira os sete melhores destinos gay friendly perfeitos para viajar em família:
- México
No México, cidades como Cidade do México, Puerto Vallarta e Cancún se destacam por sua atmosfera acolhedora, eventos voltados à diversidade e ampla oferta de hotéis, bares e resorts que recebem bem o público LGBTQIA+. A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o território mexicano, somada a políticas públicas de inclusão e campanhas de promoção turística específicas, posicionaram o país como um dos mais abertos da região para turistas que buscam lazer com segurança e respeito.
- Toronto, Canadá
O país é considerado um dos mais acolhedores do mundo e combina diversidade, segurança e atrações culturais para todas as idades.
“O Canadá é referência em inclusão e famílias LGBTQIA+ encontram respeito, acolhimento e a celebração da diversidade. Além de ser um destino que foge dos roteiros tradicionais, uma empresa especializada nesse tipo de viagem vai deixar a experiência ainda melhor ”, comenta o CEO de 365 Fun Fest.
- Barcelona, Espanha
Com praias inclusivas e o bairro Gaixample como ponto de encontro da comunidade, Barcelona é símbolo do turismo gay friendly na Europa.
“É uma cidade vibrante, com cultura, arte e um ambiente que acolhe a todos, inclusive famílias com crianças”, diz Lisboa.
- Amsterdã, Holanda
Pioneira na legalização do casamento homoafetivo, Amsterdã oferece museus, canais e atividades ao ar livre em um ambiente totalmente inclusivo.
- São Paulo, Brasil
Dentro do país, a capital paulista se destaca como destino amigo das famílias LGBTQIA+, com infraestrutura de entretenimento, cultura e serviços voltados a esse público.
“Viajar no Brasil facilita a logística, a moeda e o idioma. Para quem ainda não conhece, São Paulo pode ser uma excelente escolha para quem quer conforto e boa gastronomia”, lembra Marco.
- Buenos Aires, Argentina
Pioneira na América Latina a legalizar o casamento igualitário em 2010, o país tem reforçado sua reputação como um dos países mais progressistas e acolhedores para viajantes LGBTQIA+. Buenos Aires é reconhecida mundialmente como uma das capitais mais vibrantes e tolerantes do continente, com uma vida noturna diversa, espaços culturais inclusivos e eventos emblemáticos como a Marcha del Orgullo, que atrai milhares de turistas todos os anos.
- Cidade do Cabo, África do Sul
Eleita um dos destinos mais gay friendly do hemisfério sul, combina praias, natureza e cultura africana com alto nível de segurança e acolhimento.
O avanço do turismo LGBTQIA+ também reflete uma mudança de comportamento global: famílias diversas exigem visibilidade e respeito. Para Marco Lisboa, esse público redefine o conceito de viagem contemporânea. “Essas famílias não querem apenas um destino bonito, mas sim uma experiência onde possam ser eles mesmos. E isso vale principalmente quando se viaja com criança e outros casais de amigos. Nosso papel é orientar, garantir segurança e abrir portas para experiências autênticas”, conclui.
Sobre a 365 Fun Fest
A 365 Fun Fest é uma rede de franquias de viagens voltada para o público LGBTQIA+, com o propósito de promover experiências turísticas, com foco em inclusão e respeito em qualquer época do ano. Inspirado pelo mercado internacional e pela falta de um serviço personalizado para esse público, Marco Lisboa, CEO e fundador da rede, criou a a agência tem o propósito de oferecer roteiros autênticos e inclusivos, no Brasil e no exterior, com viagens personalizadas de acordo com o perfil de cada viajante. Para 2026, a marca planeja chegar em 100 unidades e faturar R$ 3 milhões com modelos de negócio home office e store in store.

Comentários
Postar um comentário