Dias antes da COP30, Design For The Planet discute moda e sustentabilidade com participação especial da Swarovski

No ano em que a marca austríaca celebra seu 130º aniversário, Carla Assumpção, Diretora Geral LATAM da Swarovski, fala sobre as iniciativas sustentáveis da marca no Brasil e novos projetos

Da esq. para dir., Maria Laura Neves, Carla Assumpção, Oskar Metsavaht e Shyla Raghav em painel do evento Design for The Planet. Foto @zepalma


Nesta quinta-feira (06), dias antes da tão aguardada COP30, acontece às margens do Fórum de Líderes Locais, no Rio de Janeiro, o Design For The Planet, evento promovido pelo Escritório das Nações Unidas para Parcerias em colaboração com a Fashinnovation cuja temática neste ano é “Fortalecendo a Ação Climática Local”, com painéis e discussões sobre moda e sustentabilidade no Brasil.


Entre as participações que se destacam, está Carla Assumpção, Diretora Geral LATAM da Swarovski, que integra o painel “Lifestyle for the Planet: Leadership Discussion”, ao lado de Oskar Metsavaht, fundador da Osklen e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO. Na ocasião, Carla foi convidada para abordar as diversas iniciativas da marca austríaca, que celebra 130 anos em 2025, em prol da sociedade e do planeta, em especial por meio da Swarovski Foundation.


A executiva comentou sobre o compromisso da marca com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo os resultados reportados nos relatórios de sustentabilidade anuais, e destacou a missão da Swarovski Foundation em promover meios de subsistência sustentáveis por meio da educação, a fim de reduzir desigualdades em suas três áreas de foco: Equidade, Água e Criatividade.


Entre as iniciativas mais emblemáticas estão Waterschool, um programa educacional em comunidades, no qual já foram educados mais de 800 mil jovens em mais de 2.500 escolas sobre a preservação de recursos hídricos, e Creatives for Our Future, uma iniciativa global realizada junto ao Escritório das Nações Unidas para Parcerias, que está em seu quarto ano, oferecendo apoio financeiro e mentoria para jovens talentos de diversas áreas criativas.


No Brasil, a Waterschool, projeto conhecido como Escola D’Água, teve início em 2016 em Beruri, município do Amazonas, inspirado em uma experiência anterior realizada em Santarém em 2014 com o Instituto Mureru Ecoamazônia (IMEA). A iniciativa, liderada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Mariepáua Sustentabilidade e apoio da Swarovski Foundation, promove educação ambiental e gestão sustentável da água, fortalecendo comunidades ribeirinhas e indígenas do Baixo Rio Purus.


Entre 2016 e 2024, o projeto cresceu de 10 para 67 comunidades, alcançando mais de 10 mil estudantes e capacitando 1.377 professores. Foram construídas 16 escolas (12 financiadas diretamente pelo projeto), instaladas 44 estruturas de acesso à água potável e implementadas melhorias significativas em saneamento, práticas ambientais e gestão de resíduos.


A partir de 2025, o Escola D’Água passou a ampliar sua atuação nas comunidades do rio Purus e em novos municípios, como Anori e Anamã, com apoio da FAS e do Instituto Arumã. Em parceria com o projeto Práticas Pedagógicas Inovadoras - iniciativa da FAS apoiada pelo BNDES e pelo Movimento Bem Maior - será distribuído o Guia de Atividades da Escola D’Água e promovida a formação de professores. A meta inicial é alcançar 200 docentes em 2025, em 10 municípios do Amazonas e também nos estados do Acre e Pará.


Mais recentemente, a Swarovski se juntou ao projeto Filhas da Floresta, iniciativa lançada em junho de 2025 pelo Instituto Arumã, e que tem o objetivo fortalecer as vozes de jovens líderes femininas da Amazônia através do empoderamento audiovisual, visando a preservação e amplificação dos conhecimentos dos povos da floresta.


O projeto Filhas da Floresta, patrocinado pela Swarovski via Lei Rouanet, culminará com a participação das dez jovens da Amazônia na COP30, em Belém. A contribuição da marca possibilita que as jovens atuem como vozes ativas na programação da conferência, abordando temas cruciais como adaptação, juventude e a relevância do território no panorama global.


Sobre a Swarovski

Mestres da Luz desde 1895

 

A Swarovski cria belíssimos produtos, de qualidade impecável e artesanato refinado, que trazem alegria e celebram a individualidade. Fundada em 1895 na Áustria, a empresa projeta, fabrica e vende os cristais mais finos do mundo, diamantes e zircônias Swarovski Criados, joias e acessórios, além de itens de decoração para casa e cristais para o setor automotivo. O Swarovski Crystal Business está presente em mais de 140 países ao redor do mundo, com 2.300 boutiques Swarovski, complementadas por parceiros multimarcas selecionados, e emprega cerca de 18.600 pessoas. Juntamente com suas empresas irmãs Swarovski Optik (dispositivos ópticos) e Tyrolit (abrasivos), o Swarovski Crystal Business compõe o Swarovski Group. Um relacionamento responsável com as pessoas e o planeta faz parte do legado da Swarovski. Hoje, essa herança se reflete em medidas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor, com foco na inovação circular, na promoção da diversidade, inclusão e autoexpressão, além do trabalho filantrópico da Swarovski Foundation, que apoia organizações beneficentes gerando impacto ambiental e social positivo.


Sobre A Swarovski Foundation

Fundada em 2013, a Swarovski Foundation reforça o compromisso histórico da Swarovski com a filantropia, apoiando organizações e iniciativas que promovem impacto social e ambiental positivo.

A missão da Swarovski Foundation é promover meios de subsistência sustentáveis por meio da educação, reduzindo as desigualdades ao apoiar iniciativas voltadas para Equidade, Água e Criatividade, além de programas como o Action Fund, o Waterschool e o Creatives for Our Future.Desde a sua criação, a Swarovski Foundation já impactou mais de 2 milhões de pessoas em 93 países, por meio de 85 parcerias que impulsionam o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais sobre a Swarovski Foundation aqui.



Comentários