Heliópolis ganha casa encantada com luzes, cores e músicas neste Natal

 Cantatas e Sarau de Natal nos dias 13 e 14/12 integram a programação de final de ano do Impacto Agasias Grupo de Teatro


Esse foi um ano de muitas realizações para o Impacto Agasias Grupo de Teatro, que viu se materializarem diversos projetos que por muitos anos foram apenas um sonho dos seus fundadores, Henrique Sanchez e Wallace Borges. De um passado com muitas dificuldades eles criaram uma trajetória de superação e sucesso, transformando desafios em arte. Para celebrar essa trajetória eles decidiram preencher de luzes, cores e boa música o final de ano na comunidade que os viu crescer e abrigou, transformando o final de semana do dia 13 e 14 de dezembro em um espetáculo natalino para todos e todas. A programação será na Casa Cultural Alcântara Sampaio, sede do Grupo, em Heliópolis.

Com a ajuda de Lucas Becerra, que é ator, cantor, criador de conteúdo e produtor cultural paulistano, criaram duas agendas super especiais: a primeira, no dia 13 de dezembro (sábado), contará com três entradas de uma especialíssima Cantata de Natal. Promovida por artistas e parceiros deste coletivo, a ideia foi trazer para dentro do território onde residem um pouco da magia e encanto do Natal que sempre viram espalhados nas grandes luzes do centro da capital paulistana. “Residimos em Heliópolis há quase quinze anos e decidimos presentear nosso bairro com uma Cantata de Natal, transformando nossa sede, a Casa Cultural Alcântara Sampaio, numa Casa Cultural de Natal”, explica Lucas, que também é integrante do Grupo. “Será uma noite mágica e encantadora, onde queremos espalhar amor, empatia e muitos sorrisos, num verdadeiro show de luzes e vozes”, completa.

Serão três entradas: às 19h, às 20 e às 21h. No elenco, além de Wallace, Henrique e Lucas, haverá nomes como o de Dara Galvão, Maria Marinho, Natania Borges, Neusa Romano e Rafael de Castro, além de Aurora Dias, que faz a Direção Musical da Cantata. Ela é atriz, cantora e preparadora vocal há mais de vinte anos. Foi preparadora vocal do Show dos Famosos da Rede Globo, jurada do Canta Comigo e atuou em diversos musicais famosos, como seu colega de elenco Lucas Becerra, que por sua vez é o Diretor Cênico e Geral do espetáculo. Foi Lucas quem idealizou e transformou em realidade a ideia da Cantata, trazendo para o elenco nomes expressivos e importantes.   

No dia seguinte (14), domingo, a Casa terá o seu último evento do ano, o Sarau de Natal. Além da própria Cantata, que também faz parte da programação, haverá mais música, alegria, diversão, muita conversa boa e arte, com as performances de Miss Glória e Blair Macqueen, stand-up de Giovanna Tortorello e música de Nat Ventura, Duda Garcez e Aurora Dias. O evento acontecerá das 13 às 19h e a entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados pelo link https://www.sympla.com.br/evento/sarau-de-natal/3229529

Este projeto foi contemplado pelo PROAC PNAB 38/2024, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

  

Sobre o Grupo de Teatro Impacto Agasias

Fundado em 2011 da fusão de dois grupos teatrais de escolas públicas, o Impacto Arte e o Agasias, o coletivo surgiu da necessidade urgente de jovens periféricos serem ouvidos e de fazer arte que dialogue com suas realidades. O nome "Agasias", de origem grega, significa "digno de ser admirado", uma definição que espelha perfeitamente o compromisso do grupo com a valorização de histórias e identidades periféricas.

O Grupo de Teatro Impacto Agasias torna-se, então, um coletivo multiartístico com sede em Heliópolis, zona sul de São Paulo. Ao longo de mais de uma década de pesquisa em teatro, desenvolveu uma produção artística marcada pela coletividade, pela escuta e pelo vínculo com a comunidade, tornando-se referência nacional em teatro periférico e resistência cultural. O trabalho do Impacto Agasias transcende o palco, funcionando como uma ferramenta de educação, comunicação e transformação social. "O teatro é uma grande ferramenta de educação, comunicação e trabalho desde muitos anos, pois através dos seus gêneros ele agrada todo tipo de público, dos mais jovens aos mais velhos", explica Wallace, um dos co-fundadores do coletivo.

Ao longo de sua existência, o Impacto Agasias construiu um repertório impressionante de espetáculos premiados e reconhecidos por todo o Brasil, que reflete a diversidade e a riqueza cultural de Heliópolis: "No Ritmo da Realidade" (2011) foi a primeira produção, que abordava a temática LGBTQIAPN+; "Santo Cristo – Faroeste Caboclo" (2012-2016), inspirado na icônica canção da Legião Urbana; "A Lenda Sumiu!" (2015)”, espetáculo infanto-juvenil que resgata valores do folclore e da cultura popular brasileira; "Dandara" (2017)”, livre adaptação de "A Megera Domada" com empoderamento feminino; "Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz" (2020), documentário cênico contemplado pela terceira edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia, “Fubá - uma receita para o tempo” (2022), que nasceu da 5ª edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia e “Programa Akáshico [peça jogo]” (2025), espetáculo construído pela pesquisas da 42ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo,  onde o espectador se torna peça fundamental para a construção do espetáculo por meio de um aplicativo de celular, dentre outros.

Em 2021, após dez anos de trajetória, o grupo concretizou um sonho antigo: a abertura da Casa Cultural Alcântara Sampaio, seu próprio espaço cultural em Heliópolis. Nomeada em homenagem ao educador Pedro Alcântara e à preparadora corporal Marcela Sampaio, figuras fundamentais na formação do coletivo, a Casa se tornou um ponto de encontro para artistas e comunidade. Nela também vivem Dandara, Fubá, Sol e Santo Cristo, gatinhos adotados pelo Grupo que ganharam, não por acaso, os nomes de alguns dos principais projetos apresentados. Também é possível, num espaço que lembra “casa de vó”, como eles mesmos se referem à Casa, tomar um bom café com bolo. Impossível não se encantar e desejar voltar aonde todas as pessoas (e até os gatinhos) são sempre muito bem-vindas! (É lá também que acontecem as oficinas, saraus, intervenções, pesquisas, ações e espetáculos).

 

Comentários