Mais de 19 mil pessoas estiveram presentes nos três dias do COP Internacional 2025
O principal evento latino-americano sobre segurança pública e atividade policial já tem data marcada para 2026.
A 5ª edição do Congresso de Operações Policiais - COP Internacional - realizada entre os dias 23 e 25 de outubro em São Paulo, consolidou-se como a maior edição do evento. Com a missão de integrar a sociedade civil às forças de segurança, política e justiça do Brasil, o evento ofereceu mais de 44 horas de programação com 88 palestrantes. Além disso, 84 marcas expositoras - nacionais e internacionais - apresentaram as soluções mais modernas voltadas para o mundo da segurança pública. Reconhecido como o principal evento latino-americano sobre segurança pública e atividade policial, o COP Internacional reuniu este ano 15 delegações e participantes de mais de 10 diferentes países (Turquia, Suécia, Israel, Áustria, Estônia, Estados Unidos, França, Alemanha, China e Brasil).
“Foram mais de 19 mil visitantes em três dias, debatendo os principais temas voltados à segurança pública e à defesa, realizando networking e se atualizando sobre as mais modernas soluções apresentadas pelos expositores”, constatou João Sansone, idealizador do evento.
O COP Internacional 2025, que teve como tema central: “Inteligência Artificial e Drones Policiais”, também superou as expectativas comerciais, encaminhando negócios acima de R$100 milhões. A 6ª edição evento já tem data marcada: será realizada de 11 a 13 de agosto de 2026, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Para Douglas Almeida, diretor de Contas Estratégicas do Grupo Arsitec, que fez sua estreia no evento em 2025, a experiência superou as expectativas. “Participamos como novatos, sem conhecer previamente o evento, e fomos positivamente surpreendidos pela qualidade e diversidade do público. Nosso estande recebeu um número expressivo de visitantes, oriundos de diferentes estados e atuando em diversos níveis hierárquicos, desde profissionais operacionais até cargos de gerência e diretoria. Essa variedade nos proporcionou uma cobertura estratégica e abrangente de potenciais clientes”, afirma Almeida. E completa: “nosso principal objetivo era a geração de leads, com foco em estabelecer contato com novos clientes que ainda não conheciam nossas soluções. Esse propósito foi plenamente atingido. A maioria dos visitantes foi novos contatos, o que reforça a importância da COP como plataforma de prospecção e visibilidade dos expositores. Embora não seja possível falar em negócios fechados, dado o ciclo de maturação dos nossos sistemas, saímos da feira com oportunidades promissoras que começam a ser construídas a partir desses primeiros encontros.
Para Arthur Bernardes, Diretor Nacional da Axon no Brasil, o COP International é um evento fundamental para discutir a modernização da segurança pública. “A edição de 2025 marca um ponto importante ao colocar a tecnologia no centro da conversa e, dessa forma, participar do evento é uma oportunidade valiosa de dialogar diretamente com agentes e especialistas, apresentando inovações como Dedrone e TASER 10, soluções que representam o futuro na proteção de vidas e no fortalecimento das instituições, além da próxima geração de câmeras corporais com inteligência artificial. Equipamentos com tradução para 150 línguas, que geram o boletim de ocorrência e também permitem consulta aos POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), ferramentas que facilitam o trabalho do dia a dia dos agentes”, completou Bernardes.
Luiz A. Horta ‑ Tatai, International Sales Director Latin America da Springfield Armory, disse que o COP Internacional é um dos eventos mais relevantes do setor. “Esta edição foi marcada por uma presença expressiva de profissionais diretamente ligados ao nosso foco de mercado, o que reforça a importância e o alcance da feira como ponto de encontro estratégico para a nossa indústria. Recebemos inúmeras visitas em nosso estande — clientes, parceiros e novos contatos interessados em conhecer nossas soluções e projetos mais recentes. Além disso, realizamos reuniões importantes com representantes de organizações nacionais e internacionais, que abriram novas oportunidades de colaboração e crescimento para o futuro”, contou o executivo. Ele completa: “Agradecemos à organização da COP Internacional e a todos que nos visitaram por contribuírem para o sucesso desta participação. Seguimos motivados e comprometidos em continuar inovando e ampliando nossa presença no mercado global”.
Rogerio Tristão, diretor Comercial da Geocontrol, S/A, outra estreante no evento, disse que a qualificação do público fez a diferença. “Em nossa primeira participação no COP Internacional, encontramos um evento extremamente focado no público que atendemos, o que, para a Geocontrol S/A foi muito importante. Conseguimos prospectar novos negócios e encaminhar contatos fundamentais para levarmos as Viaturas Inteligentes ainda mais longe”, comentou o executivo,que espera estr no evento no próximo ano.
Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade em Krav Maga na América Latina também participou pela primeira vez do COP Internacional. “Para esse público, que muitas vezes está na linha de frente, o treinamento da defesa pessoal é uma ferramenta fundamental e, durante o evento pudemos mostrar o trabalho que a Federação Sul Americana de Krav Maga exerce para o mundo militar, fazendo a diferença e salvando vidas”, comentou Grão Mestre Kobi. E completou: “apresentamos o trabalho com o Bastão Tático Retrátil, extremamente útil tanto para civis quanto para as forças de segurança e temos certeza que o COP Internacional nos abriu muitas portas”.
Informação e inovação
A 5ª edição do COP Internacional ofereceu mais de 44 horas de programação e os principais temas tratados pelos principais players do setor abordaram as estratégias no enfrentamento sistêmico do crime organizado; a realidade e desafios nas fronteiras e divisas do Brasil no combate ao crime organizado; o uso da Inteligência nas operações; a Economia do crime organizado e desmantelamento das facções criminosas; a interoperabilidade entre as forças de segurança no e o Fundo Nacional de Segurança Pública.
O evento, que foi patrocinado por empresas que são referência do setor de segurança e defesa, como Helibras, Springfield Armory, Condor e Black Spirit, recebeu ao todo 4 marcas expositoras – nacionais e internacionais – que apresentaram soluções de ponta para o mundo da segurança pública, por exemplo para sistemas de análises geoespaciais preditivas; dispositivos termais e de visão noturna; viaturas inteligentes; tecnologias não-letais; sistemas de vigilância e cibersegurança; câmeras corporais; sistemas de gestão de evidências; drones; entre outras.
Além disso, o evento também foi palco de importantes encontros como o Fórum de Segurança Pública Pelo Brasil, do Partido Progressista e da Fundação Francisco Dornelles, que teve o objetivo de reunir autoridades e especialistas de diferentes correntes políticas para debater soluções para o problema da segurança no Brasil
Recebeu, também, os secretários de Segurança dos Estados, como Guilherme Derrite (SP), Victor Cesar dos Santos (RJ), Cel. Hudson Leôncio Teixeira (PR) e Antônio Carlos Videira (MS), participaram do COP Internacional os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, Do Goiás, Ronaldo Caiado, de Roraima, Antônio Denarium e do Acre, Gladson Cameli.
“Sem dúvida o COP Internacional entrou para o rol dos principais eventos mundiais da segurança pública e defesa”, comentou João Sansone. E completou: “nos tornamos o epicentro de tecnologia, debates estratégicos e parcerias que moldarão o futuro da segurança pública”.
Mais informações sobre o COP Internacional, acesse https://cop.international

Comentários
Postar um comentário