Nescafé dá voz a produtores parceiros no espaço da marca na Semana Internacional do Café (SIC) e destaca a força do café brasileiro
Nestlé aposta no protagonismo de cafeicultores que produzem sob padrões sustentáveis e apoia barista finalista em etapa nacional de campeonato mundial, realizado durante a feira
São Paulo, 5 de novembro – A Nestlé confirma presença em mais uma edição da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte. A companhia levará ao evento cinco produtores parceiros do programa de sustentabilidade Nescafé Plan, que representam os mais de 3.800 cafeicultores apoiados pela iniciativa em todo o país. Um barista parceiro da marca também participará do espaço da Nestlé, reforçando o compromisso da empresa em valorizar quem está em todas as etapas da cadeia do café brasileiro — do cultivo à xícara.
“Queremos democratizar o acesso à cafés de origem sustentável de alta qualidade para nossos consumidores, aproximando quem produz de quem consome. Nosso objetivo é valorizar o trabalho dos nossos produtores parceiros, com quem trabalhamos lado a lado formando o nosso programa de sustentabilidade Nescafé Plan”, comenta Bárbara Velo, gerente de ESG & Coffee Expertise na Nestlé.
A marca tem reforçado essa valorização ao longo do ano com a campanha NESCAFÉ® Fazedores, que celebra o café brasileiro e seus protagonistas por meio de uma edição especial de rótulos e ações digitais, destacando jovens cafeicultores parceiros. Essa conexão com quem faz o café acontecer também estará presente na SIC, onde produtores compartilharão como suas propriedades vêm evoluindo em práticas regenerativas. Entre eles estão Luís Carlos da Silva Gomes, do Sítio São Bento, em Santa Teresa (ES); Guilherme da Silva Oliveira, do Sítio Novo Horizonte; Karina Seibt, que une tradição e protagonismo feminino na cafeicultura; Rodrigo Marcio Rigo, da Fazenda Saúde, em São Gabriel da Palha; e Avelino de Palma, do Sítio Palma, em Barra de São Francisco. Além do barista Thiago Sabino, que também é proprietário de uma torrefação em São Paulo.
Outra aposta da Nestlé para a SIC 2025 é o apoio à estreia de Rogério Oliveira, barista e colaborador de Nescafé em São Paulo, como finalista do Campeonato Brasileiro de Baristas, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Durante uma performance obrigatória de 15 minutos, Rogério se apoiará na inspiração de um jogo de xadrez para apresentar ao júri 12 bebidas: quatro espressos, quatro com leite vaporizado e quatro drinks com assinatura. As disputas são consideradas vitrines para o setor de cafés para todo o mundo.
Gerando Impacto
A Nestlé mantém programas de sustentabilidade e de fomento à formação de novas gerações de produtores para todas as suas cadeias produtivas (café, cacau e leite). No café, a iniciativa voltada para a capacitação e empoderamento de jovens na cafeicultura chama-se “Fazedores de Café”. A série de formações é organizada pela escola e cafeteria Sofá Café, apoiada pela Nestlé, como parte do programa Nescafé Plan, criado em 2018 e que hoje é o maior para sustentabilidade na cafeicultura no Brasil e no mundo.
Desde 2019, o “Fazedores de Café” atua em duas frentes, no campo e na cidade. O objetivo é incentivar a sucessão familiar no campo, dando ferramentas para que jovens sintam orgulho do trabalho e evoluam as atividades familiares e, em São Paulo, oferecer capacitação gratuita a jovens em vulnerabilidade social na profissão barista. Ao todo, o programa já ofereceu cursos profissionalizantes para mais de 300 jovens pelo Brasil, com taxa de empregabilidade de 90% na área de baristas na cidade de São Paulo.
Sobre o Nescafé Plan
Lançado há mais de uma década, o Nescafé Plan é o programa global da Nestlé voltado à sustentabilidade da cadeia do café. No Brasil, atua diretamente com produtores para promover boas práticas agrícolas, regeneração do solo e aumento da qualidade dos grãos.
O programa, que começou com atuação em poucas propriedades, hoje já alcança mais de 3,8 mil fazendas no país, refletindo o compromisso da Nestlé com a produção responsável e o fortalecimento das comunidades cafeeiras. A iniciativa também incentiva o empreendedorismo rural, apoiando produtores que investem em suas próprias marcas e torrefações.
No geral, as fazendas envolvidas no “Cultivado com Respeito” já apresentam 60% mais produtividade que propriedades convencionais fora do programa. Com isso, hoje, todo o café utilizado pela Nescafé no Brasil já têm origem de fazendas com pelo menos uma prática regenerativa aplicada no processo produtivo.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas direta e indiretamente no Brasil e tem 18 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Comentários
Postar um comentário