Primeiro barco-escola a hidrogênio do mundo, JAQ H1 abre para visitação gratuita neste fim de semana na COP30
Novembro, 2025 – Ícone da transição energética na navegação, o JAQ H1, primeiro barco-escola do mundo desenvolvido para operar com hidrogênio verde, estará aberto à visitação gratuita do público neste fim de semana da COP30. Nos dias 15 e 16 de novembro, das 13h às 19h, moradores de Belém (PA) e visitantes da conferência poderão embarcar na Estação das Docas e conhecer por dentro a embarcação de 36 metros de comprimento que simboliza o protagonismo brasileiro na descarbonização do transporte marítimo. Para visitar o barco, é preciso fazer a retirada de pulseiras no balcão de credenciamento da Estação das Docas, em Belém.
Ao percorrer os cerca de 400 m² de área do barco, o público poderá conhecer os espaços dedicados a pesquisadores, estudantes e educadores, entender como funcionam os sistemas preparados para operar com hidrogênio verde e conhecer as próximas fases (2 e 3) do projeto, que incluem a adoção de motores híbridos de alta eficiência (2026) e, na sequência, um novo barco capaz de gerar seu próprio hidrogênio a bordo (2027).
“Ter o JAQ H1 aberto à visitação neste momento da COP30 é uma oportunidade para o mundo enxergar, de perto, uma embarcação que antecipa o futuro da navegação”, afirma Ernani Paciornik, idealizador do projeto e presidente do Grupo Náutica. “Não se trata apenas de um barco diferente, mas de um conceito novo de pesquisa, educação e inovação, que nasce no Brasil com potencial de inspirar soluções replicáveis em outros países e acelerar a agenda de descarbonização no setor marítimo mundial”, completa.
Projetado como um laboratório flutuante voltado à educação ambiental e às pesquisas sobre biomas marinhos e fluviais, o JAQ H1 integra a primeira fase do projeto JAQ Hidrogênio, iniciativa liderada por Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, em parceria com Itaipu Parquetec, GWM, MAN, Artefacto, Heineken e Café Orfeu. Durante a COP30, por questões logísticas específicas de abastecimento, a embarcação opera com sistema 100% elétrico por baterias de lítio, mantendo a proposta de navegação limpa e de zero emissões.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Hidrogênio, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.

Comentários
Postar um comentário