Pular para o conteúdo principal

Destaque

Vanessa da Mata encerra o ano da 36ª Bienal de São Paulo com apresentação especial no vão central do Pavilhão da Bienal

Apresentação da turnê Todas Elas marca o encerramento das atividades de 2025 e abre a última etapa da mostra, que segue até 11 de janeiro de 2026 No  dia 27 de dezembro , Fundação Bienal de São Paulo celebra o encerramento de 2025 com uma  apresentação especial de Vanessa da Mata , uma das vozes mais potentes e queridas da música brasileira. A apresentação acontece no vão central do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, às 18h, em edição inédita que permanece aberta ao público até 11 de janeiro de 2026, exceto aos domingos e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, quando a mostra estará fechada.  Reconhecida por sua poesia afetuosa, força cênica e refinamento musical, Vanessa apresenta no Pavilhão sua nova turnê,  Todas Elas , dirigida por Jorge Farjalla. O espetáculo reúne faixas do álbum recém-lançado de mesmo nome, sucessos de sua trajetória e momentos-surpresa, entre eles a interpretação da ária  O Mio Babbino Caro , de Puccini, e uma delicada releitura de...

Japan House São Paulo anuncia horários de funcionamento para o fim de ano

 São Paulo, dezembro de 2025 – Neste final de ano, a Japan House São Paulo (JHSP) estará fechada para visitação apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e no dia 1° de janeiro de 2026. Nas demais datas, o funcionamento permanece de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e aos sábados e domingos, das 10h às 19h. O Bicicletário JHSP, as lojas Furoshiki e Shin e o Aizomê Café e restaurante Aizomê também seguem o mesmo cronograma, de forma a atender o público que quiser aproveitar o feriado para conhecer mais sobre a cultura japonesa, gratuitamente, no prédio da avenida Paulista.


Nesse período de férias escolares e festas, a programação da JHSP destaca as exposições “Fluxos – o Japão e a água”, e “Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito”. A primeira mostra ressalta a importância dos recursos hídricos para a vida dos japoneses por meio de obras de arte, informações sobre o Canal Subterrâneo de Escoamento da Área Metropolitana de Tóquio, as diferentes propriedades das águas termais japonesas, ritos e festivais que possuem o elemento como ponto focal, e demais curiosidades sobre as águas. Já a segunda retrata a carpintaria tradicional japonesa com destaque para dois tipos de ofício: os domiya daiku (carpinteiros especializados na construção de templos e santuários), e os sukiya daiku (especialistas na construção de casas de chás). A mostra também apresenta a relação espiritual entre os carpinteiros japoneses e a natureza destacando uma instalação imersiva, bem como uma réplica em escala real da Casa de Chá Sa-an (1742), e mais de 80 ferramentas originais usadas pelos profissionais.

 

Serviço:  
Japan House São Paulo  
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. 
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

Exposição “Fluxos – o Japão e a água” 
Período: 21 de outubro de 2025 a 1° de fevereiro de 2026 
Onde: 2° andar da Japan House São Paulo 
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site

Exposição “Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito” 
Período: 11 de novembro de 2025 a 5 de abril de 2026  
Onde: andar térreo da Japan House São Paulo 
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.  

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP) 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 55 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 4,5 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações. 

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo: 
Site: https://www.japanhousesp.com.br 
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp 
Bluesky: https://bsky.app/profile/japanhousesp.bsky.social
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp 
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp     
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp 

Informações para a Imprensa: 
Suporte Comunicação | Tel: (11) 3360-7832  
Raisa Scandovieri: rscandovieri@suportecomunicacao.com.br | (11) 97154-3681  
Bruna Janz: bjanz@suportecomunicacao.com.br  

JAPAN HOUSE São Paulo
Fernanda Araujo: fernanda.araujo@jhsp.com.br | (11) 94543-2079

Mayumi Orimoto: mayumi.orimoto@jhsp.com.br | (11) 94543-3624
Dezembro/2025


Comentários