Pular para o conteúdo principal

Destaque

ANITTA LEVA ENERGIA DE ÁRIES PARA PRIMEIRO SHOW DOS ENSAIOS, EM BELÉM

Inspirada em seu próprio signo, artista traduz força ariana na composição para show de estreia esgotada da turnê neste sábado (10), em Belém Garota de Áries! Para inaugurar a temporada 2026 dos Ensaios da Anitta, a cantora se inspirou no seu próprio signo, traduzindo o espírito ariano em um look statement, feito para dominar o palco. O show acontece neste sábado (10), no Mangueirão, pela primeira vez em Belém (PA).  “Belém marca o início de mais uma temporada de Ensaios da Anitta. É a primeira vez que trazemos a turnê para a região norte do país, então a ocasião de hoje é mais do que especial. E não para por aí: o look que usarei no palco celebra o que pra mim é o signo mais icônico do Zodíaco (risos). Eu, que sou arianíssima, não tinha como escolher outro figurino para começarmos os trabalhos”, comenta Anitta.  Neste ano, a carioca escolheu como tema do seu carnaval o “Cosmos”, celebrando a astrologia e o universo místico. Ao longo da turnê, ela deve apostar em figurinos icôn...

Arena B3 segue em 2026 com programação que une teatro e música

 Instalada em um prédio histórico no Centro de São Paulo, o espaço recebe quatro atrações inéditas em janeiro

MINISTÉRIO DA CULTURA E B3 APRESENTAM

 

 

Instalada em um prédio histórico no Centro de São Paulo, o espaço recebe quatro atrações inéditas em janeiro

 

A Arena B3 inicia o calendário cultural de 2026 com uma programação que destaca a diversidade de linguagens e vozes da cena artística contemporânea. Ao longo dos quatro finais de semana de janeiro, o público poderá conferir uma comédia de grande repercussão, dois espetáculos de forte caráter autobiográfico e histórico, além de um show especial de MPB, reforçando o compromisso da B3 com uma curadoria que valoriza narrativas potentes, acessíveis e conectadas ao Brasil de hoje.

Situada no Centro Histórico de São Paulo, a Arena B3 ocupa um dos prédios centenários da bolsa, antes palco dos tradicionais pregões viva-voz, e hoje se transforma em um ponto de encontro cultural com programação acessível aos finais de semana. A curadoria é assinada pela Aventura — produtora de espaços como a EcoVilla Ri Happy, Teatro YouTube, BTG Pactual Hall, Teatro Riachuelo Rio e Teatro TotalEnergies, além de musicais como HairA Noviça RebeldeElis, o MusicalMamma Mia! e O Jovem Frankenstein. Ao assumir a Arena B3, a Aventura reforça sua presença em São Paulo e amplia o acesso do público a produções culturais de qualidade.

A programação abre com “A Autoestima do Homem Hétero”, sátira escrita e protagonizada por Amanda Mirásci, que aborda de forma bem-humorada os comportamentos masculinos naturalizados na sociedade. Na semana seguinte, sobe ao palco “O Cachorro Que Se Recusou a Morrer”, de Samir Murad, um relato íntimo sobre migração, identidade, memória e pertencimento.

Nos dias 24 e 25, a Arena recebe “1975”, obra premiada que revisita o impacto humano e emocional dos desaparecimentos durante a ditadura militar no Uruguai, protagonizada por Angela Figueiredo. Encerrando o mês, o cantor João Fênix apresenta o show “Mapa de Tempo”, reunindo influências afetivas e um repertório que atravessa gerações da música brasileira.

Com sessões sempre às 14h30 e 17h, ingressos acessíveis e classificação variada, janeiro no Teatro B3 reafirma a missão do espaço: democratizar o acesso à cultura e promover vivências transformadoras por meio da arte.

 

PROGRAMAÇÃO

A Autoestima Do Homem Hétero

10 e 11 de janeiro – 14h30 e 17h

Uma sátira contemporânea que parte de uma pergunta improvável: e se a confiança inabalável dos homens héteros pudesse virar uma pílula? Criado e protagonizado por Amanda Mirásci, com direção de Martha Nowill, o monólogo aborda, com humor e crítica social, relações afetivas, autoestima e comportamentos masculinos, trazendo à cena personagens hilários e situações reconhecíveis do cotidiano.

Ficha Técnica

Idealização, Texto e Atuação: Amanda Mirásci
Direção: Martha Nowill
Colaboração Dramatúrgica: Bruna Trindade e Martha Nowill
Assistência de Direção: Iuri Saraiva
Direção de Movimento: Julianne Trevisol
Direção de Arte: Luiza Mitidieri
Trilha Sonora: Aline Meyer
Luz: Júnior Docini
Visagismo: Isabella Oliveira
Design Gráfico: Harú Estúdio Criativo
Fotos: Julia Lego e Tiago Tagawa
Realização: Arrakasta Produções Artísticas

 

Serviço
10 e 11 de janeiro – Sábado e domingo, 14h30 e 17h
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/114190/d/354261/s/2389064?

 

O Cachorro Que Se Recusou A Morrer

17 e 18 de janeiro – 14h30 e 17h

Inspirado nas memórias familiares de Samir Murad, o espetáculo cria uma atmosfera sensível e poética ao narrar experiências de imigração, conflitos culturais, saúde mental e pertencimento. Alternando drama e humor, a peça conduz o público a um encontro íntimo com ancestralidade e identidade, utilizando projeções, trilha original e uma atuação visceral.

Ficha Técnica

Criação, Texto e Atuação: Samir Murad
Direção: Delson Antunes e Samir Murad
Cenografia: José Dias
Figurino e Adereços: Karlla de Luca
Desenho de Luz: Thales Coutinho
Trilha Sonora: André Poyart e Samir Murad
Direção de Movimento: Samir Murad
Videocenário: Mayara Ferreira
Assistente de Direção: Gedivan de Albuquerque
Programação Visual: Fernando Alax
Fotos: Fernando Valle
Direção de Produção: Fernando Alax
Produção Executiva: Wagner Uchoa
Operação Audiovisual: Marco Agrippa
Operação de Luz: Chico Hashi
Realização: Cia Teatral Cambaleei, mas não caí...

Serviço
17 e 18 de janeiro – Sábado e domingo, 14h30 e 17h
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/114363/d/355043/s/2395277?

 

1975

24 e 25 de janeiro – 14h30 e 17h

Escrito por Sandra Massera e protagonizado por Angela Figueiredo, “1975” revisita, de forma delicada e contundente, episódios marcantes da ditadura militar uruguaia. A partir de cartas e memórias da protagonista, o espetáculo aborda desaparecimentos políticos, silêncios impostos e a dor da passagem do tempo.

Ficha Técnica

Texto: Sandra Massera
Direção: Sandra Massera e Angela Figueiredo
Elenco: Angela Figueiredo
Direção de Vídeos e Fotos: Nanda Cipola
Assistente de Direção: Claudinei Brandão
Cenografia e Figurinos: Kléber Montanheiro
Iluminação: Amarílis Irani e Maria Julia Rezende
Trilha Sonora: Branco Mello e Sandra Massera
Programação Visual: Vicka Suarez
Operações Técnicas: Nanda Cipola, Maria Julia Rezende
Realização: Casa 5 Produções

Serviço
24 e 25 de janeiro – Sábado e domingo, 14h30 e 17h
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/114362/d/355042/s/2395274?

 

Mapa De Tempo | João Fênix

31 de janeiro – 14h30 e 17h

Com mais de duas décadas dedicadas à MPB, João Fênix apresenta o show “Mapa de Tempo”, reunindo repertórios que marcaram sua trajetória e influências afetivas reinterpretadas com elegância vocal e cênica.

Ficha Técnica

Músico convidado: Jaime Alem
Produção: Maria Braga
Realização: João Fênix Produções

Serviço

31 de janeiro – Sábado, 14h30 e 17h
Classificação: Livre
Duração: 75 minutos
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/114360/d/355037/s/2395258

 

Sobre a B3  

A B3, a bolsa do Brasil, tem o compromisso de apoiar a democratização do acesso à cultura, por meio de parcerias e patrocínios que facilitem o acesso da sociedade a esses espaços. Em 2023, a bolsa do Brasil apoiou 25 projetos, e possibilitou que mais de 95 mil pessoas acessassem os 7 museus patrocinados por meio do oferecimento também de dias de gratuidade. Dentre as instituições apoiadas estão o MASP, a Pinacoteca de São Paulo, o MIS, o Museu Judaico e MUB3, na capital paulista, o Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Além das gratuidades, a bolsa do Brasil patrocina ainda uma série de iniciativas culturais, como musicais, eventos e exposições.

 

Sobre a Aventura  

Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, e por Giulia Jordan, diretora geral de venues, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney - Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dallal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, mais de 16 mil empregos diretos e indiretos gerados, números que não param de crescer.  

 

Comentários