Da Baixada Fluminense para o centro do rap nacional: SHURY apresenta “Código de Rua”
Com produção de Biggie Diehl e participação de MC Martina, seu EP de estreia chega às plataformas em 30 de janeiro
![]() Capa / Crédito: Luciano Vieira |
A rapper carioca SHURY transforma vivências, sentimentos e contradições em arte sem filtro em “Código de Rua”, seu EP de estreia, disponível em todas as plataformas no dia 30 de janeiro. Lançado via EMPIRE, o projeto é uma parceria com o produtor musical Biggie Diehl, que costura, junto à artista, uma linguagem direta, emoções reais e posicionamento a elementos de boompab, funk, trap e rap de protesto.
O fio condutor das cinco faixas que compõem “Código de Rua” é a experiência vivida por SHURY em Duque de Caxias, cidade localizada na Baixada Fluminense, que atravessa suas letras, sua sonoridade e toda a estética do EP. “A concepção artística parte da dualidade entre Sabrina e SHURY, que transforma tudo isso em arte sem filtro. As letras vem sempre em primeiro plano e o processo foi feito de forma orgânica, respeitando o tempo e a identidade de cada faixa”, explica a rapper.
Resultado de trabalho, renúncia e muito amor pelo processo, o projeto traz, ainda, uma parceria com MC Martina na faixa “Do Lado de Cá”. A parceria nasce da identificação real da artista com a narrativa da música e seus versos potentes ampliam uma voz que dialoga com o mesmo território e sensibilidade de quem vive o dia a dia da periferia.
“A partir das histórias que eu quis contar, o produtor musical Biggie Diehl pensou na sonoridade de cada uma das faixas. Assim, cada música ganhou sua própria atmosfera, sem perder a unidade do projeto — ele é guiado pelo rap, mas também incorpora o funk de forma natural. Esse EP carrega os meus sonhos, sonhos da Sabrina, que prometi honrar e realizar mesmo quando o caminho parecia difícil”.
“Código de Rua” vem acompanhado de uma série de visualizers gravados em um único dia no Vidigal, Rio de Janeiro. A produção audiovisual conta com a participação de Sandro Oliveira, irmão de SHURY, que compartilha a vivência que serviu de combustível criativo para a construção do lançamento. “Cada um deles foi pensado a partir da história das músicas, com cenas curtas e diretas que funcionam como recortes da realidade e ampliam a mensagem do EP. Poder trazer minha família para o projeto e eternizar em imagem aquilo que sempre me fortaleceu fora dele foi algo muito gratificante”.
Ao longo dos últimos cinco anos, a rapper carioca vem se consolidando como uma das maiores promessas do rap nacional. Ela acumula parceria com nomes como Ebony e LARINHX, participou do On The Radar Radio — plataforma musical global nascida em Nova York e focada em lançar e promover artistas promissores de Hip Hop e outros gêneros —, além de ter sua faixa “A Pedido” (2025) listada entre as melhores músicas do ano pelos editores do Spotify. “Código de Rua” chega para inaugurar uma fase que reafirma o nome de SHURY como uma das vozes mais potentes do país.
Sobre SHURY
Nascida e criada na Baixada Fluminense (RJ), Sabrina, mais conhecida como SHURY, é MC e compositora. A artista de 26 anos vem conquistando espaço na cena urbana com seu flow marcante e autêntico. Suas composições abordam temas como autoestima feminina e a realidade da periferia, conectando-se com quem se identifica com sua história.
Seu grande diferencial está na maneira singular de rimar: SHURY imprime identidade própria em cada verso, criando um estilo que foge do óbvio. Com 5 anos de estrada, a artista já dividiu palco com nomes relevantes da cena e se apresentou em diversos eventos de destaque. Suas músicas somam mais de 6 milhões de reproduções orgânicas nas plataformas digitais, além de colaborações que reforçam sua versatilidade e presença no cenário atual.
Transitando entre rap, drill e funk, SHURY constrói uma sonoridade urbana, guiada pelo compromisso com a representatividade. Suas letras ecoam vivências reais, resistências cotidianas e a força da periferia, traduzindo em cada verso a potência da Baixada e a voz de uma geração que transforma vivência em arte. Autêntica e segura de sua narrativa, SHURY segue construindo uma trajetória sólida, apostando em novos projetos, e performances que reafirmam sua identidade artística.
Ficha Técnica
Produção Musical: Biggie Diehl
Capa: Luciano Vieira
Design: Luciano Vieira
Edição de Vídeo: Luciano Vieira
Direção: Luciano Vieira
Produção Geral: Raquel Reis
Styling: Matheus Rodes
Fotografia: Caroline Santos
Cabelo: Realeza Afro
Maquiagem: Studio Monra
Captação de vídeo: Hugo Nogueira
Feat: Mc Martina
Participações
Jaynashe Abronca
My Abronca
Giganthe
Luck Neves
Sandro Oliveira
Sônia Damásio
Camila Pereira
Fabrício Assis



Comentários
Postar um comentário