Pular para o conteúdo principal

Destaque

Últimos dias para inscrições no Vestibular Online de Verão da PUCRS

Estudantes têm até dia 26 de janeiro para realizar inscrição. Provas acontecem nos dias 28 e 29 de janeiro.   Terminam no dia 26 de janeiro as inscrições para o Vestibular Online de Verão da PUCRS. Estudantes que quiserem ingressar na universidade em 2026 podem se inscrever pelo  site da PUCRS . A prova começa às 12h de quarta-feira, dia 28 de janeiro, e fica disponível por 24 horas. Após iniciar o exame, os candidatos têm uma hora para concluir a redação. O valor da inscrição é de R$ 60,00.    O Vestibular Online conta com todos os cursos de Graduação Presencial, exceto Medicina. A lista de aprovados da prova online será publicada no dia 30 de janeiro, no portal do candidato da PUCRS. Os inscritos também podem optar pelo ingresso com a nota do Enem, desde que tenham realizado o exame entre os anos de 2012 e 2025.    Serviço   O que:  Vestibular Online d...

EBC é destaque em 2025 com premiações em diversas áreas

 Reconhecimentos evidenciam a qualidade do trabalho realizado pelos veículos da empresa e o compromisso com a comunicação pública


Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e seu veículos encerraram 2025 com um conjunto expressivo de prêmios que destacam a qualidade do jornalismo e demais produções, a inovação em formatos, a presença digital e o compromisso com a comunicação pública. As conquistas refletem o trabalho das equipes e o fortalecimento da instituição como referência em conteúdos de interesse público no país.

“Encerrar 2025 com tantos reconhecimentos é um indicativo claro de que estamos avançando na consolidação de um projeto consistente de comunicação pública, com credibilidade. O foco agora é dar continuidade a esse trabalho, ampliando o impacto dos conteúdos produzidos pelos nossos veículos”, afirma o presidente da EBC, Andre Basbaum. “Tudo isso só foi possível graças ao esforço coletivo e à responsabilidade das nossas equipes com a qualidade da informação e de nossos produtos”.

+Admiradas e admirados

Agência Brasil ficou entre as três agências de notícias mais admiradas do Prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025, organizado pela publicação Jornalistas&Cia. A Agência Brasil, a Radioagência Nacional e dois profissionais da EBC, Edgard Matsuki e Welton Máximo, também foram reconhecidos pelo Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças.

O podcast da Radioagência Nacional VideBula foi um dos campeões do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil 2025. A produção ficou em terceiro lugar na categoria “Saúde e Bem-Estar". Além disso, o podcast foi destaque do Prêmio Einstein + Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, que também apontou as profissionais Patrícia Serrão, Paula Laboissière e Tâmara Freire na lista dos Top 25 +Admirados Jornalistas do Ano e a Agência Brasil enquanto uma das agências de notícias mais admiradas do país. Labossière figurou ainda entre os três escolhidos na categoria Jornalistas do Centro-Oeste.

Também em 2025, três jornalistas da EBC estiveram entre os 100 +Admirados do país. Raissa Saraiva e Patrícia Serrão, da Radioagência Nacional, e Luciana Barreto, da TV Brasil, foram escolhidas entre mais de 2,3 mil profissionais na terceira edição do prêmio.

EBC celebrou ainda a presença de duas profissionais no prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Luciana Barreto e Juliana César Nunes, gerente de Jornalismo Digital, foram vencedoras.

Sem Censura

Pelo segundo ano consecutivo, o Sem Censura, da TV Brasil, ganhou o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas. A atração, apresentada por Cissa Guimarães, destacou-se entre os indicados e conquistou a honraria de um dos mais tradicionais e respeitados prêmios culturais do país.

Ainda em 2025, o Sem Censura recebeu o prêmio de Melhor Programa de Televisão, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A cerimônia foi realizada no tradicional Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Cissa também foi uma das cinco homenageadas na cerimônia do Prêmio EMERJ Mulheres do Ano 2025. A premiação é promovida pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Profissionais da Música

EBC teve presença marcante na cerimônia da 8ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM). Duas profissionais da empresa, além da TV Brasil, ganharam prêmios em suas categorias.

A apresentadora do Mosaico, da Rádio Nacional da Amazônia, Ana Pimenta foi premiada como melhor apresentadora de programa de rádio de música e/ou informação. Bia Aparecida, apresentadora do Cena Musical (TV Brasil) e debatedora do Sem Censura, venceu na categoria melhor apresentadora de programa de TV de música e/ou informação.

Comunicação Digital

EBC venceu a 3ª edição do Prêmio Social Media Gov, principal premiação de comunicação em redes sociais do setor público, na categoria “Comunicação como Serviço”. Organizado pelo WeGov, o prêmio seleciona as principais referências em boas práticas na comunicação pública.

EBC venceu com o case de conteúdos do programa Sem Censura, da TV Brasil, que abordavam temas como saúde, segurança e uso de telas na infância. A categoria tem como objetivo premiar “instituições que promoveram informações de interesse público, através de conteúdos certeiros e relevantes”.

Programação infantil

A diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, recebeu o Prêmio Amigos do Cinema Infantil, concedido pela 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A homenagem reconheceu a atuação de Pellegrino na consolidação de uma programação infantil de excelência na TV Brasil, além do impulso dado ao setor com o lançamento do edital de fomento Seleção TV Brasil.

Atualmente, a TV Brasil é a TV aberta que oferece o maior conteúdo com programação infantil entre as emissoras brasileiras. A faixa "TV Brasil Animada" exibe, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, conteúdos educativos, culturais e de entretenimento voltados exclusivamente para este público.

Comunicação Governamental

Canal Gov, dedicado à comunicação governamental, recebeu menção honrosa na categoria “Coberturas Especiais Jornalísticas” do Prêmio TAL 2025 pela cobertura do G20 Brasil e G20 Social, realizada em 2024. A premiação é considerada o maior reconhecimento da televisão pública, educativa e cultural da América Latina. 

A cobertura do G20 pelo Canal Gov mobilizou mais de 300 profissionais e garantiu a geração de imagens para mais de 200 emissoras brasileiras e estrangeiras, com quase 90 horas de programação dedicada e distribuição de conteúdos em áudio, texto e vídeo.

Rádio Nacional

O programa Tarde Nacional – Amazônia conquistou o terceiro lugar da categoria Radiojornalismo no VII Prêmio CROSP de Jornalismo, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Com foco na relação entre saúde mental e saúde bucal, o programa premiado apresentou uma entrevista com o cirurgião-dentista e tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Luiz Evaristo Volpato. Na conversa, ele explicou como a ansiedade, a depressão, a bulimia e até mesmo medicamentos podem gerar problemas como o bruxismo, a halitose e o desgaste dos dentes.

Caminhos da Reportagem

Em 2025, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, obteve 15 premiações e foi finalista em mais duas. A atração recebeu menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog pelo episódio “Mães de Luta”, que aborda a busca por justiça, memória e reparação pelas mulheres que perderam filhos, irmãos, sobrinhos ou netos em casos de violência policial.

Confira a lista dos prêmios recebidos pelo Caminhos da Reportagem em 2025:

-7ª edição do Prêmio CROSP de Jornalismo – Categoria Telejornalismo
Programa: “Pelo direito de sorrir” – 1º lugar;

-2ª edição do Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo – Categoria Online
Programa: “AVC, cada minuto importa” – 1º lugar;

-12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Distrital – Categoria Vídeo
Programa: “Negócios 60+, o poder da experiência” – 1º lugar;

-II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Eixo Temático 2 – Inteligência artificial, inclusão digital e desinformação – Categoria Jornalismo de vídeo;
Programa: “Eleições sem filtro” – 1º lugar;

- I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Eixo temático 2 – Inteligência artificial, inclusão digital e desinformação – Categoria Jornalismo de vídeo
Programa: “Eu quero votar para presidente – os 40 anos das Diretas Já!” – 2º lugar;

-8º Prêmio IMPA de Jornalismo – Categoria Divulgação Científica
Programa: “Microplástico na veia” – Menção Honrosa;

-8º Prêmio IMPA de Jornalismo – Categoria Matemática
Programa: “Quebrando o código: mulheres e inteligência artificial” – Menção honrosa;

-47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – Categoria Produção Jornalística em Vídeo
Programa: “Mães de luta” – Menção Honrosa;

-Prêmio AMRIGS de Jornalismo (Associação Médica do Rio Grande do Sul) – Categoria televisão
Programa: ‘AVC, cada minuto importa’ – 1º lugar;

-1º Prêmio SBOT de Jornalismo 2025 – Categoria Única
Programa: ’O trabalho nosso de cada dia’ – Moção de destaque especial;

-4º Prêmio Café Brasil de Jornalismo (CNC – Conselho Nacional do Café) – Categoria Televisão
Programa: ‘Negócios com o cerrado em pé’ – 3ºlugar;

-12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Jornalismo em Vídeo
Programa: Negócios 60+: o poder da experiência – 1º lugar;

-42º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2025 – Categoria Televisão
Programa: ‘Mães de luta’ - Menção honrosa;

-Prêmio MPRS de Jornalismo – Categoria Especial: Inteligência Artificial
Programa: ‘Adolescência conectada ao perigo’ – 2º lugar;

-67º Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo – Categoria Reportagem Nacional
Programa: ‘Marcas do racismo na escola’ – 3º lugar.

Outros destaques

O jornalista e escritor Ruy Castro venceu o Prêmio Jabuti 2025 na principal categoria da premiação, Livro do Ano, com a obra “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, publicada pela Companhia das Letras. A coletânea de textos sobre o maestro soberano da música brasileira não apenas conquistou o reconhecimento da crítica literária, como também serviu de inspiração para a série em áudio Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil, em exibição na Rádio MEC.

Por fim, em 2025, a equipe de jornalismo da EBC foi homenageada com o Prêmio Melhores do Ano, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).


Comentários