Destaque
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
EBC é destaque em 2025 com premiações em diversas áreas
Reconhecimentos evidenciam a qualidade do trabalho realizado pelos veículos da empresa e o compromisso com a comunicação pública
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e seu veículos encerraram 2025 com um conjunto expressivo de prêmios que destacam a qualidade do jornalismo e demais produções, a inovação em formatos, a presença digital e o compromisso com a comunicação pública. As conquistas refletem o trabalho das equipes e o fortalecimento da instituição como referência em conteúdos de interesse público no país.
“Encerrar 2025 com tantos reconhecimentos é um indicativo claro de que estamos avançando na consolidação de um projeto consistente de comunicação pública, com credibilidade. O foco agora é dar continuidade a esse trabalho, ampliando o impacto dos conteúdos produzidos pelos nossos veículos”, afirma o presidente da EBC, Andre Basbaum. “Tudo isso só foi possível graças ao esforço coletivo e à responsabilidade das nossas equipes com a qualidade da informação e de nossos produtos”.
+Admiradas e admirados
A Agência Brasil ficou entre as três agências de notícias mais admiradas do Prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2025, organizado pela publicação Jornalistas&Cia. A Agência Brasil, a Radioagência Nacional e dois profissionais da EBC, Edgard Matsuki e Welton Máximo, também foram reconhecidos pelo Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças.
O podcast da Radioagência Nacional VideBula foi um dos campeões do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil 2025. A produção ficou em terceiro lugar na categoria “Saúde e Bem-Estar". Além disso, o podcast foi destaque do Prêmio Einstein + Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, que também apontou as profissionais Patrícia Serrão, Paula Laboissière e Tâmara Freire na lista dos Top 25 +Admirados Jornalistas do Ano e a Agência Brasil enquanto uma das agências de notícias mais admiradas do país. Labossière figurou ainda entre os três escolhidos na categoria Jornalistas do Centro-Oeste.
Também em 2025, três jornalistas da EBC estiveram entre os 100 +Admirados do país. Raissa Saraiva e Patrícia Serrão, da Radioagência Nacional, e Luciana Barreto, da TV Brasil, foram escolhidas entre mais de 2,3 mil profissionais na terceira edição do prêmio.
A EBC celebrou ainda a presença de duas profissionais no prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Luciana Barreto e Juliana César Nunes, gerente de Jornalismo Digital, foram vencedoras.
Sem Censura
Pelo segundo ano consecutivo, o Sem Censura, da TV Brasil, ganhou o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas. A atração, apresentada por Cissa Guimarães, destacou-se entre os indicados e conquistou a honraria de um dos mais tradicionais e respeitados prêmios culturais do país.
Ainda em 2025, o Sem Censura recebeu o prêmio de Melhor Programa de Televisão, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A cerimônia foi realizada no tradicional Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Cissa também foi uma das cinco homenageadas na cerimônia do Prêmio EMERJ Mulheres do Ano 2025. A premiação é promovida pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Profissionais da Música
A EBC teve presença marcante na cerimônia da 8ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM). Duas profissionais da empresa, além da TV Brasil, ganharam prêmios em suas categorias.
A apresentadora do Mosaico, da Rádio Nacional da Amazônia, Ana Pimenta foi premiada como melhor apresentadora de programa de rádio de música e/ou informação. Bia Aparecida, apresentadora do Cena Musical (TV Brasil) e debatedora do Sem Censura, venceu na categoria melhor apresentadora de programa de TV de música e/ou informação.
Comunicação Digital
A EBC venceu a 3ª edição do Prêmio Social Media Gov, principal premiação de comunicação em redes sociais do setor público, na categoria “Comunicação como Serviço”. Organizado pelo WeGov, o prêmio seleciona as principais referências em boas práticas na comunicação pública.
A EBC venceu com o case de conteúdos do programa Sem Censura, da TV Brasil, que abordavam temas como saúde, segurança e uso de telas na infância. A categoria tem como objetivo premiar “instituições que promoveram informações de interesse público, através de conteúdos certeiros e relevantes”.
Programação infantil
A diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, recebeu o Prêmio Amigos do Cinema Infantil, concedido pela 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A homenagem reconheceu a atuação de Pellegrino na consolidação de uma programação infantil de excelência na TV Brasil, além do impulso dado ao setor com o lançamento do edital de fomento Seleção TV Brasil.
Atualmente, a TV Brasil é a TV aberta que oferece o maior conteúdo com programação infantil entre as emissoras brasileiras. A faixa "TV Brasil Animada" exibe, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, conteúdos educativos, culturais e de entretenimento voltados exclusivamente para este público.
Comunicação Governamental
O Canal Gov, dedicado à comunicação governamental, recebeu menção honrosa na categoria “Coberturas Especiais Jornalísticas” do Prêmio TAL 2025 pela cobertura do G20 Brasil e G20 Social, realizada em 2024. A premiação é considerada o maior reconhecimento da televisão pública, educativa e cultural da América Latina.
A cobertura do G20 pelo Canal Gov mobilizou mais de 300 profissionais e garantiu a geração de imagens para mais de 200 emissoras brasileiras e estrangeiras, com quase 90 horas de programação dedicada e distribuição de conteúdos em áudio, texto e vídeo.
Rádio Nacional
O programa Tarde Nacional – Amazônia conquistou o terceiro lugar da categoria Radiojornalismo no VII Prêmio CROSP de Jornalismo, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Com foco na relação entre saúde mental e saúde bucal, o programa premiado apresentou uma entrevista com o cirurgião-dentista e tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Luiz Evaristo Volpato. Na conversa, ele explicou como a ansiedade, a depressão, a bulimia e até mesmo medicamentos podem gerar problemas como o bruxismo, a halitose e o desgaste dos dentes.
Caminhos da Reportagem
Em 2025, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, obteve 15 premiações e foi finalista em mais duas. A atração recebeu menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog pelo episódio “Mães de Luta”, que aborda a busca por justiça, memória e reparação pelas mulheres que perderam filhos, irmãos, sobrinhos ou netos em casos de violência policial.
Confira a lista dos prêmios recebidos pelo Caminhos da Reportagem em 2025:
-7ª edição do Prêmio CROSP de Jornalismo – Categoria Telejornalismo
Programa: “Pelo direito de sorrir” – 1º lugar;
-2ª edição do Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo – Categoria Online
Programa: “AVC, cada minuto importa” – 1º lugar;
-12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Distrital – Categoria Vídeo
Programa: “Negócios 60+, o poder da experiência” – 1º lugar;
-II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Eixo Temático 2 – Inteligência artificial, inclusão digital e desinformação – Categoria Jornalismo de vídeo;
Programa: “Eleições sem filtro” – 1º lugar;
- I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Eixo temático 2 – Inteligência artificial, inclusão digital e desinformação – Categoria Jornalismo de vídeo
Programa: “Eu quero votar para presidente – os 40 anos das Diretas Já!” – 2º lugar;
-8º Prêmio IMPA de Jornalismo – Categoria Divulgação Científica
Programa: “Microplástico na veia” – Menção Honrosa;
-8º Prêmio IMPA de Jornalismo – Categoria Matemática
Programa: “Quebrando o código: mulheres e inteligência artificial” – Menção honrosa;
-47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – Categoria Produção Jornalística em Vídeo
Programa: “Mães de luta” – Menção Honrosa;
-Prêmio AMRIGS de Jornalismo (Associação Médica do Rio Grande do Sul) – Categoria televisão
Programa: ‘AVC, cada minuto importa’ – 1º lugar;
-1º Prêmio SBOT de Jornalismo 2025 – Categoria Única
Programa: ’O trabalho nosso de cada dia’ – Moção de destaque especial;
-4º Prêmio Café Brasil de Jornalismo (CNC – Conselho Nacional do Café) – Categoria Televisão
Programa: ‘Negócios com o cerrado em pé’ – 3ºlugar;
-12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Jornalismo em Vídeo
Programa: Negócios 60+: o poder da experiência – 1º lugar;
-42º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2025 – Categoria Televisão
Programa: ‘Mães de luta’ - Menção honrosa;
-Prêmio MPRS de Jornalismo – Categoria Especial: Inteligência Artificial
Programa: ‘Adolescência conectada ao perigo’ – 2º lugar;
-67º Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo – Categoria Reportagem Nacional
Programa: ‘Marcas do racismo na escola’ – 3º lugar.
Outros destaques
O jornalista e escritor Ruy Castro venceu o Prêmio Jabuti 2025 na principal categoria da premiação, Livro do Ano, com a obra “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, publicada pela Companhia das Letras. A coletânea de textos sobre o maestro soberano da música brasileira não apenas conquistou o reconhecimento da crítica literária, como também serviu de inspiração para a série em áudio Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil, em exibição na Rádio MEC.
Por fim, em 2025, a equipe de jornalismo da EBC foi homenageada com o Prêmio Melhores do Ano, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Comentários
Postar um comentário