Pular para o conteúdo principal

Destaque

Janeiro Branco: Joel Jota recebe Dra. Ana Beatriz Barbosa no Jota Jota Podcast e discutem os motivos da piora da saúde mental nos próximos anos

No episódio, apresentador conecta alta performance e consciência emocional em uma conversa profunda sobre ansiedade, excessos e os desafios da mente humana no mundo moderno Em sintonia com o Janeiro Branco, campanha global de conscientização sobre saúde mental criada no Brasil em 2014, o Jota Jota Podcast lança um dos episódios mais reflexivos da temporada. No episódio de número 261, intitulado “Por que a saúde mental vai piorar nos próximos anos?”, Joel Jota recebe a psiquiatra e escritora Dra. Ana Beatriz Barbosa para uma conversa profunda, direta e fundamentada sobre mente humana, comportamento e os excessos da vida moderna. Reconhecido como um dos principais podcasts de negócios, desenvolvimento pessoal e alta performance do país, o Jota Jota Podcast amplia, neste episódio, o olhar para além dos resultados e da produtividade, colocando a saúde mental no centro do debate. A conversa percorre temas urgentes como o aumento expressivo dos diagnósticos de ansiedade, depressão e TDAH, os...

Legendários inauguram poço de água doce em tempo recorde na África e ampliam atuação humanitária global

Oitavo poço inaugurado na Guiné-Bissau consolida ações em prol da humanidade unindo acesso à água, saúde mental e educação

Com foco na atuação global das principais crises humanitárias, o Movimento Legendários acaba de alcançar mais um marco histórico na África. Em tempo recorde, foi concluída a perfuração do Poço nº 8, na Guiné-Bissau, beneficiando diretamente 1.750 pessoas em uma região marcada pela escassez de água potável.

A iniciativa integra o projeto Aguáfrica, que tem como missão construir 100 poços de água potável no continente até o final de 2026. O objetivo é eliminar a cultura da indiferença em comunidades em que mulheres e crianças percorrem quilômetros diariamente para acessar água - muitas vezes contaminada -, que impacta a saúde, educação e dignidade humana.

Os esforços são direcionados para regiões remotas, onde a ajuda humanitária dificilmente chega devido a longa distância e difíceis acessos por estradas precárias. “Encontrar água de boa qualidade logo no primeiro ponto de perfuração não é algo comum em regiões como essa. Quando não se localiza água na primeira tentativa, é necessário interromper a obra, redefinir o ponto, realizar novos estudos do terreno e perfurar novamente. Esse desafio técnico aumenta significativamente o tempo, os custos e a complexidade do projeto”, explica Putzu.

O fundador comemora que “foi um milagre! Somos profundamente gratos a Deus por termos encontrado água já na primeira perfuração. Temos outros sete poços já funcionando, levando água onde mais se precisa e, claro, legendários contribuindo in loco no fortalecimento da fé das comunidades”.

*Água, saúde mental e dignidade como pilares*

A atuação do Legendários vai além do acesso à água. O Brasil tornou-se o principal motor de crescimento com mais de 102 mil participantes, dos 179 mil espalhados em 22 países.

E foi o país que deu início a presença do movimento na luta contra a crise de saúde emocional. A frente conta com a parceria global do psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury, integrando voluntários ao aplicativo Touch Peace.

A projeção para 2026 aponta um novo salto de crescimento: 310 mil legendários e atuação em 30 países. Para o fundador, “o Legendários se trata do poder coletivo da humanidade: quando pessoas se unem, vidas são transformadas. Isso se constrói com atitude, amor, união e serviço”, conclui.

Comentários