Pular para o conteúdo principal

Destaque

ANITTA LEVA ENERGIA DE ÁRIES PARA PRIMEIRO SHOW DOS ENSAIOS, EM BELÉM

Inspirada em seu próprio signo, artista traduz força ariana na composição para show de estreia esgotada da turnê neste sábado (10), em Belém Garota de Áries! Para inaugurar a temporada 2026 dos Ensaios da Anitta, a cantora se inspirou no seu próprio signo, traduzindo o espírito ariano em um look statement, feito para dominar o palco. O show acontece neste sábado (10), no Mangueirão, pela primeira vez em Belém (PA).  “Belém marca o início de mais uma temporada de Ensaios da Anitta. É a primeira vez que trazemos a turnê para a região norte do país, então a ocasião de hoje é mais do que especial. E não para por aí: o look que usarei no palco celebra o que pra mim é o signo mais icônico do Zodíaco (risos). Eu, que sou arianíssima, não tinha como escolher outro figurino para começarmos os trabalhos”, comenta Anitta.  Neste ano, a carioca escolheu como tema do seu carnaval o “Cosmos”, celebrando a astrologia e o universo místico. Ao longo da turnê, ela deve apostar em figurinos icôn...

"Sonhos Universais" no BBB26: como a nova decoração da casa pode influenciar os participantes, segundo o Feng Shui

Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), especialistas em Feng Shui e sócias do BTliê Arquitetura, analisam como cores, símbolos e estímulos do cenário podem impactar emoções, comportamento e dinâmica de jogo.

Nesta edição, a casa contará com uma mesa única para Vips e Xepa, mas com um contraste simbólico de cores (Foto: Globo/Beatriz Damy)

Os participantes do Big Brother Brasil 26 só entram na casa no próximo dia 12 de janeiro, mas a decoração da edição já foi revelada nesta quinta-feira, 8, e começou a movimentar as conversas nas redes. Com o tema “sonhos universais”, a cenografia aposta em ambientes que representam desejos comuns, como riqueza, fama, amor, aventura, beleza e eternidade, criando uma narrativa visual intensa para o confinamento que está prestes a começar.


Para além do impacto estético, a proposta chama atenção pelo que pode provocar emocionalmente nos brothers e sisters. Segundo Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef), especialistas em Feng Shui e sócias do BTliê Arquitetura, o cenário funciona como um estímulo contínuo. “No Feng Shui, cores, luz, símbolos e formas organizam o fluxo de energia e influenciam estados emocionais. Em um reality, onde tudo é vivido de forma repetitiva e intensa, isso ganha ainda mais força”, explica Bel.


Curiosamente, as arquitetas revelam que a maioria das pessoas que chegam até elas para aplicar o Feng Shui em suas buscam exatamente esse reforço para a realização dos seus sonhos: “Sucesso, riqueza e relacionamentos amorosos são as três áreas da vida que mais motivam a procura pelos nossos projetos de Feng Shui. São sonhos que mexem muito com o íntimo das pessoas e ter ambientes marcados com essas questões pode acirrar muito a competitividade e ajudar a focar no objetivo final”, pontua Bel.


Tef complementa que a decoração da casa do BBB não é apenas pano de fundo. “Os ambientes ajudam a direcionar comportamentos. Eles reforçam desejos, despertam sensações específicas e podem até intensificar conflitos ou conexões entre as pessoas. Nada ali é neutro”, afirma.


Riqueza, fama e escassez: estímulos que alimentam o jogo

A sala principal da casa, inspirada no sonho de ser milionário, reúne tons de verde e dourado, objetos que remetem à abundância e ao luxo. Para Tef, essa escolha conversa diretamente com o guá da prosperidade no Feng Shui, área associada a crescimento, dinheiro e oportunidades. “É uma maneira explícita de manter o prêmio sempre presente no imaginário dos participantes. Quando essa energia é constantemente estimulada, ela tende a reforçar ambição, competitividade e foco no objetivo final”, analisa.


Sala da casa do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy

O corredor que leva ao Quarto do Líder reforça o sonho da fama, com tapete vermelho, flashes e dourado predominante. Bel explica que essa composição evoca o elemento fogo, ligado à visibilidade e ao reconhecimento. “Esse tipo de estímulo pode elevar a excitação emocional e a sensação de protagonismo. Em dias de liderança, isso costuma potencializar atitudes mais ousadas e discursos mais performáticos”, observa.


Corredor da Casa do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy


Já a cozinha traz um contraste simbólico claro entre fartura e escassez. Enquanto o espaço do VIP é colorido e vibrante, a Xepa aparece em preto e branco. Segundo Tef, cores neutras reduzem o estímulo visual e até o apetite. “Inconscientemente, isso pode deixar a comida menos atrativa. Num ambiente onde uma melhor alimentação também é uma conquista lá dentro, essa diferença tende a mexer com humor, frustração e comparação entre grupos”, pontua. A arquiteta complementa elogiando a equipe que projetou esse espaço e reforça que “eles não são bobos e nem inocentes”: “Eles são bons nisso! Essa cozinha vai ativar ainda mais a competitividade. O contraste dos ambientes vai estimular a inveja entre Xepa e VIP. O preto e branco traz uma sensação de uma vida mais impessoal, mais triste, menos conectada, e o colorido, ao contrário, uma vida rica, feliz, uma vida com estímulos. Quem estiver do lado sem cor certamente vai lançar olhares de “poxa, queria aquela vida ali’”, analisa Tef.


Cozinha da casa do BBB 26, com Xepa e VIP — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy


Quartos, espelhos e o impacto emocional do confinamento

Nos dormitórios, cada quarto traduz um sonho diferente. O quarto do “sonho de voar” aposta em azuis, tons suaves e elementos lúdicos, criando um clima mais leve e onírico. “São cores que acalmam e remetem à imaginação, quase a uma atmosfera infantil e sonhadora”, diz Tef. Já o quarto da “eternidade”, com azul profundo e referências ao tempo, tende a provocar introspecção. “Ambientes mais escuros e profundos convidam à reflexão interna, o que pode ser acolhedor para alguns, mas pesado para outros”, avalia Bel.


Quarto do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy

Quarto do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy

O quarto do “grande amor” é uma tradução direta do guá dos relacionamentos, com predominância do rosa, corações e elementos em pares. Segundo Bel, esse tipo de cenário favorece comportamentos mais românticos e sensíveis. “Ele pode estimular aproximações, vínculos afetivos e até a busca por parceria dentro da casa, mesmo em pessoas que, fora dali, talvez não se colocassem tão disponíveis”, explica.

Será que os quartos vão influenciar tanto assim a convivência dos participantes ao longo do programa? As arquitetas sugerem observar mudanças de comportamento à medida em que os participantes passarem a ocupar os espaços por mais tempo. “No quarto ‘sonho de voar’ pode ser que as pessoas tenham estratégias mais mirabolantes, fora da caixinha; A galera do quarto ‘sonho de eternidade’ pode ser mais profunda, vai pensar a estratégia de uma forma mais enraizada. E talvez até, porque é um quarto mais introspectivo, levar muito mais pro lado emocional tudo que está acontecendo; E o pessoal do quarto ‘sonho do amor eterno’ pode ser mais estimulado a ter relacionamentos, amorosos ou de amizade, vai ficar mais acolhido e talvez até um pouco mais desconectado da briga real”, aposta Bel.


Quarto do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy

No banheiro, que simboliza o sonho da beleza, o uso intenso de espelhos, tons rosados e metais dourados reforça a ideia de autocuidado e vaidade. Tef observa que os espelhos estimulam a auto-observação constante. “Isso pode fortalecer a autoestima, mas também aumentar a autocobrança, especialmente em um ambiente de julgamento permanente”, diz. A arquiteta complementa avaliando a inclusão de uma parede com espelhos reais (e não os espelhos escuros que escondem as câmeras) como uma forma de lembrar a pessoa de quem ela é de verdade: “Sabemos que muitos entram na casa e tentam se blindar ou performar algo que não é a sua personalidade real, as tais máscaras que o público sempre comenta. Ter um banheiro com essa quantidade de espelhos pode trazer uma reflexão sobre ‘qual faceta você vai usar agora?’”, conclui.


Chuveiro da casa do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy

Outros pontos de atenção

Numa decoração tão rica em detalhes, Bel e Tef afirmam que outros elementos do cenário também merecem atenção, sob o olhar do Feng Shui, e podem influenciar, de forma sutil, o comportamento dos participantes ao longo do confinamento:


●    Iluminação intensa e constante

A casa é fortemente iluminada durante grande parte do dia e da noite. No Feng Shui, a luz ativa o elemento Fogo, que estimula ação, alerta e excitação. Em excesso, porém, pode gerar irritabilidade, cansaço mental e impulsividade, especialmente quando interfere no ciclo natural de descanso.


●    Ausência de janelas reais e sensação de vigilância

Os espelhos que escondem câmeras funcionam, simbolicamente, como janelas. No Feng Shui, janelas atrás da cama ou em áreas de descanso geram insegurança. A sensação constante de estar sendo observado pode reforçar estados de alerta, ansiedade e dificuldade de relaxamento emocional.


●    Teto mais baixo e sensação de proximidade

Tetos baixos tendem a criar acolhimento, mas também intensificam a sensação de proximidade entre as pessoas. Em um reality, isso pode favorecer tanto alianças quanto conflitos, já que o espaço estimula a convivência intensa e reduz a sensação de privacidade.


●    Estímulo visual contínuo

 A cenografia é rica em informações, cores, símbolos e imagens oníricas. Esse excesso de estímulo mantém a mente ativa o tempo todo. Segundo o Feng Shui, ambientes muito carregados visualmente podem dificultar o descanso mental e favorecer reações emocionais mais extremas.


●    Academia com atmosfera mais introspectiva

 Diferente de edições anteriores, a academia apresenta tons mais profundos e presença marcante da madeira. Isso pode tornar o espaço menos explosivo e mais reflexivo, favorecendo estratégia, foco e análise, mais do que apenas descarga física de energia.


●    Área externa como válvula de escape emocional

 Mesmo com estética surrealista, as imagens de paisagens, estradas e horizontes conduzem o olhar para longe e estimulam a imaginação. No Feng Shui, essa sensação de perspectiva ajuda a aliviar a pressão mental, funcionando como um dos poucos respiros emocionais do confinamento.


Academia da casa do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy


Área externa da casa do BBB 26 — Reprodução Gshow / Foto: Globo/Beatriz Damy


“Uma coisa que é sempre interessante observar na decoração da área externa é que não tem lugar pra todo mundo sentar junto. Existe aquela cena clássica no início de todos sentados em círculo no gramado, mas ao longo do programa as escolhas de arquitetura levam os participantes a sentarem em grupinhos”, observa Bel.


Para as arquitetas, a casa do BBB26 cria, intencionalmente ou não, um cenário que amplifica sensações: desejo, exposição, introspecção e intensidade emocional. “Os participantes ainda nem chegaram, mas a decoração já mostra que o jogo começa antes da primeira prova”, conclui Tef.



Sobre Bel e Tef: Belisa Mitsuse (Bel) e Estefânia Gamez (Tef) são arquitetas formadas pela FAU Mackenzie que encontraram, na união entre técnica e espiritualidade, uma maneira inovadora de atuar no mercado. A amizade profissional das duas começou em um escritório de arquitetura, onde trabalharam lado a lado, e se transformou em uma parceria que culminou na criação do BTliê Arquitetura, em 2014. 

Inspiradas por sua ascendência japonesa e com uma curiosidade latente pela cultura oriental, Bel e Tef mergulharam no universo do Feng Shui, integrando seus conceitos aos fundamentos sólidos da arquitetura. Esse diferencial permitiu que a dupla desmistificasse práticas supersticiosas e trouxesse uma abordagem prática e transformadora para o mercado brasileiro, rompendo com a visão cética tradicional. Além dos projetos personalizados, voltados para promover harmonia e bem-estar, as sócias expandiram sua atuação com a criação do curso Projetando com Feng Shui, a primeira formação reconhecida pelo MEC nessa área. Com ele, impactaram não apenas a vida dos clientes, mas também a carreira de outros arquitetos e designers que buscam integrar propósito e técnica em seus projetos.

Comentários