Chuvas e alagamentos no estado de São Paulo elevam risco de danos internos e estruturais em veículos
As chuvas no período de Carnaval provocaram alagamentos em diversas regiões do estado de São Paulo, reacendendo o alerta para impactos que vão além dos transtornos no trânsito. Episódios monitorados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) e os avisos de temporais emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em cidades que integram o território paulista nesta quinta-feira (19) reforçam a preocupação com danos silenciosos aos veículos após o contato com água contaminada.
![]() |
| Agencia brasil |
Especialistas destacam que enchentes recorrentes em metrópoles como São Paulo, podem provocar problemas que nem sempre aparecem de imediato, especialmente quando a água atinge o interior ou a parte inferior do automóvel, favorecendo mofo, odores persistentes e processos de corrosão.
A água de alagamentos costuma carregar resíduos urbanos, esgoto, barro e até mesmo lama. Embora haja preocupação frequente com possíveis danos à pintura, especialistas apontam que o verniz automotivo, em geral, não é diretamente afetado pelo simples contato com esse tipo de água. O principal risco ocorre quando há infiltração no habitáculo ou exposição prolongada da parte inferior do carro à umidade e contaminantes.
Segundo Alex Teixeira, técnico internacional e especialista em estética automotiva da Vonixx, os impactos mais relevantes costumam surgir no interior do automóvel. “A água de alagamentos normalmente não danifica o verniz. O problema maior acontece quando ela entra no veículo, atingindo estofados, carpetes e forrações, favorecendo mofo, fungos, bactérias e odores persistentes”, afirma.
Parte inferior do veículo também exige atenção
Além do interior, a região inferior do carro — chassi, caixas de roda, protetor cárter— fica mais exposta aos detritos, lama e agentes corrosivos durante alagamentos ou chuvas intensas. O acúmulo de sujeira pode reter umidade e acelerar processos de oxidação, especialmente quando a limpeza não é feita adequadamente.
A água barrenta também pode formar incrustações severas em protetor de cárter, pára-barros plásticos e outros itens estruturais.
Limpeza adequada e secagem são fundamentais
Após trafegar por áreas alagadas, especialistas recomendam lavagem completa do veículo, com atenção especial ao chassi e à parte inferior, para remover lama e contaminantes acumulados. A higienização interna é extremamente importante quando há infiltração.
A prevenção continua sendo a principal recomendação. Sempre que possível, motoristas devem evitar trafegar em áreas alagadas. Quando isso não é viável, a limpeza técnica posterior ajuda a preservar a estrutura do veículo, o conforto dos ocupantes e o valor de revenda ao longo do tempo.
![]() |
| Divulgacão |
Sobre a Vonixx
A Vonixx é a maior empresa de produtos para estética automotiva da América Latina e uma das dez maiores do mundo no segmento. Fundada em 2002, em Fortaleza - CE, a marca se destaca pelo foco em inovação, qualidade e desenvolvimento contínuo de soluções para limpeza, conservação e proteção de veículos. Com portfólio completo, presença em mais de 40 países e estrutura própria de pesquisa e fabricação, a Vonixx dita tendências no mercado de Car Care e lidera transformações que elevam o nível técnico do setor.
A empresa é comandada por Paulo Henrique Nobre, químico responsável por assinar tecnicamente todos os produtos da marca, e Milena Maia, diretora administrativa. Juntos, eles conduzem uma operação que alia tecnologia, insumos brasileiros, como a carnaúba e formação técnica para impulsionar a evolução da estética automotiva no Brasil e no mundo.




Comentários
Postar um comentário