Estação da Luz da CPTM recebe apresentação do Tambor de Crioula Prazer de São Benedito

Performance ressalta a ancestralidade e a força da cultura popular maranhense


Neste sábado (06/09), a estação da Luz será palco da apresentação do Tambor de Crioula Prazer de São Benedito, realizada em parceria com o Museu da Língua Portuguesa. O evento acontece das 15h às 16h.


Criado em 1980, no bairro da Floresta, em São Luís (MA), o grupo reúne aproximadamente 50 integrantes que preservam a ancestralidade dessa dança de matriz africana, fortemente ligada à devoção a São Benedito.


O grupo tem grande reconhecimento em seu território por seu fundador, Mestre Apolônio Melônio, um dos brincantes de Bumba Meu Boi mais antigos e respeitados do Maranhão.


Na apresentação, as mulheres, chamadas coreiras, se destacam pelas saias estampadas, blusas de renda, colares coloridos e a cabeça coberta pelo mesmo tecido da saia. Já os coreiros conduzem o canto e o ritmo por meio de três tambores rústicos, afinados de maneira tradicional no calor da fogueira.


Arte e cultura na CPTM
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas com instituições parceiras.


Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital. 


Serviço
Apresentação Tambor de Crioula Prazer de São Benedito 
Local: Estação da Luz (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e Serviço Expresso Aeroporto)
Data: sábado (06/09) 
Horário: das 15h às 16h

Comentários