Pular para o conteúdo principal

Destaque

Com mais de 160 horas gravadas, podcast “Perdigoto” mapeia o teatro brasileiro em sua diversidade

Com episódios semanais, projeto de Aury Porto e Leonardo Ventura reúne artistas, pesquisadores e grupos de todo o país para discutir memória, formação, políticas culturais e práticas cênicas O cenário das artes cênicas brasileiras ganha um registro histórico de fôlego com a consolidação do Podcast Perdigoto. Idealizado, roteirizado e apresentado pelos atores Aury Porto e Leonardo Ventura, o projeto nasce de um esforço monumental de dez meses de pesquisa e escuta para documentar as memórias, práticas e pensamentos de quem constrói o teatro no Brasil hoje. Realizado pela mundana companhia no âmbito de sua residência artística no Instituto Capobianco, o podcast já acumula cerca de 165 horas de gravações com 55 convidados de todas as regiões do país, lançando episódios semanais que desafiam o apagamento histórico de territórios fora do eixo Rio–São Paulo. A gênese do projeto remonta ao período da pandemia, quando Aury Porto percebeu o vácuo de conteúdos teatrais no universo dos podcasts — ...

MASP recebe concerto gratuito de João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica em 15 de setembro

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Fundação Bachiana, espetáculo tem no repertório “Intermezzo”, de Mascagni, e “4 Estações”, de Vivaldi

                                     Foto: Fernando Mucci

O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP apresentam, no dia 15 de setembro, às 20h, um concerto aberto ao público no Auditório do MASP, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo.

Com a participação especial do solista Rodolfo Lota, o evento integra a Temporada 2025 e reforça o compromisso do Ministério da Cultura e da Fundação Bachiana com a democratização do acesso à música clássica no Brasil. 

O repertório inclui o Primeiro e Último movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven, “Quatro Estações”, de Vivaldi, e “Intermezzo”, de Pietro Mascagni.

A noite terá ainda clássicos do cinema e da música internacional, como “Era uma Vez no Oeste”, de Ennio Morricone, “Cavatina”, de Stanley Myers, “Il Postino”, de Luis Bacalov e o tango “Adios Nonino”, de Piazzolla, além de três peças ao piano interpretadas por João Carlos Martins.

Com mais de sete décadas dedicadas à música, João Carlos Martins segue emocionando plateias com sua sensibilidade e capacidade de reinvenção.

Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria presencial do museu duas horas antes do início do espetáculo.

 

Serviço – João Carlos Martins e Orquestra Bachiana SESI-SP no Masp

Data: 15 de setembro de 2025
Horário: às 20h
Local: MASP Auditório (Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200)
Ingressos: Entrada gratuita - Disponibilização de ingressos 2h antes do início do espetáculo, na bilheteria presencial do MASP. Sujeito à lotação da sala. 
Informações: fundacao@fundacaobachiana.org.br

Sobre João Carlos Martins

João Carlos Martins, maestro e músico brasileiro, possui uma trajetória singular no cenário musical do século XX. Reconhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, sua carreira atingiu o ápice com a gravação da obra completa para teclado do renomado compositor. No entanto, sua jornada foi marcada por desafios físicos, que ele superou com resiliência e determinação, redirecionando sua paixão pela música para a regência.

Em 2020, João Carlos Martins emocionou o mundo ao voltar a tocar piano utilizando luvas biônicas avançadas, mostrando sua capacidade de superar obstáculos e sua criatividade em nome da música.


Comentários