Destaque
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
João Gomes, Dominguinhos e mais: Deezer indica 10 álbuns para celebrar o Dia do Forró
A plataforma de experiências musicais comemora a data, 13 de dezembro, com uma curadoria especial que vai desde clássicos que marcaram o gênero aos novos nomes do forró moderno
É comemorado neste sábado (13) o Dia do Forró. A escolha da data tem uma conexão simbólica, já que marca o nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Nascido em Pernambuco, o músico foi um dos principais responsáveis por popularizar o forró e outros ritmos nordestinos em todo o país. Com mais de 600 músicas gravadas, seu legado reúne clássicos como "Asa Branca", “A Morte do Vaqueiro”, "Xote das Meninas" e "A Vida do Viajante", entre tantos outros que seguem ecoando pelo Brasil e inspiram artistas de diferentes estilos até hoje.
Além de Gonzaga, diversos artistas ajudaram a consolidar o forró, entre eles Dominguinhos, Trio Nordestino, Alceu Valença e Elba Ramalho. Ao longo das décadas, o gênero passou por diferentes transformações — como o surgimento do Forró Universitário nos anos 90, impulsionado por bandas como Falamansa, Rastapé e Bicho de Pé. Hoje, o estilo segue em renovação, conquistando novas gerações de fãs e artistas. Wesley Safadão, João Gomes e Felipe Amorim são alguns dos nomes que carregam esse legado, trazendo ao forró uma sonoridade contemporânea que une tradição e inovação.
“Celebrar o Dia do Forró é reconhecer a força de um gênero que atravessa gerações e representa a alma do Nordeste e faz parte do DNA da música brasileira. Na Deezer, vemos diariamente como esse gênero continua mobilizando milhões de ouvintes e influenciando novos artistas. Hoje, comemoramos não só o passado do forró, mas também o seu presente vibrante e futuro promissor”, destaca Daniel Aguiar, editor Sênior de Música & Cultura na Deezer.
Para comemorar a data, a Deezer destaca 10 álbuns que exaltam desde os clássicos que consolidaram o estilo até os nomes que definem o forró moderno. Confira:
João Gomes, Jota.pê, Mestrinho – "Dominguinho": O álbum presta uma emocionante homenagem ao mestre Dominguinhos, juntando a nova geração do forró aos seus clássicos. O projeto virou destaque nos streamings e venceu o Grammy Latino de 2025 como “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”, em uma conquista histórica para o gênero.
Luiz Gonzaga – "O Rei do Baião": Lançado nos anos 50, o disco é um dos pilares da discografia de Gonzaga, consolidando-o como referência nacional da música Nordestina.
Wesley Safadão – "Bem-Vindo ao Meu Mundo - Forró & Vaquejada": O projeto, lançado neste ano, celebra a cultura nordestina com foco nas tradições do forró e da vaquejada. O álbum traz participações de grandes nomes, como Xand Avião e Zé Vaqueiro.
Dominguinhos – "Forró Pé de Serra": Com sanfona, zabumba e triângulo em destaque, o disco representa o estilo que dá nome ao álbum. Discípulo de Luiz Gonzaga, Dominguinhos se firmou como um dos principais responsáveis por preservar e popularizar essa vertente tradicional.
Natanzinho Lima – "Natanzinho em BH": Gravado na capital mineira, o artista mistura forró, brega e piseiro, revisitando sucessos como “Me Apaixonei Nessa Morena” e “Pilantra e Meio”.
Vários intérpretes – "Momentos Nordestinos": A coletânea reúne grandes nomes da música nordestina, incluindo Alceu Valença, Elba Ramalho, Dominguinhos e Trio Nordestino.
Felipe Amorim – "RomantiDog (Deluxe)": O álbum combina brega-funk, forró e eletrônico com letras que contrapõem romance e “cachorrada”. A versão Deluxe amplia o conceito e traz hits como “Greve de Beijo”.
Trio Nordestino – "Os Grandes Sucessos do Trio Nordestino": A coletânea celebra a trajetória de um dos trios mais importantes do forró, que ajudou a consolidar o formato com clássicos como “Forró Pesado” e “O Gosto do Amor”.
Zé Vaqueiro – "Muído Do Original": Gravado em Caruaru (PE), a capital do forró, o álbum reforça a identidade do forró contemporâneo e presta homenagem ao sertão e à vaquejada.
Alceu Valença – "20 Grandes Sucessos de Alceu Valença": A coletânea apresenta o melhor de um dos artistas mais versáteis do Nordeste, que une rock, baião, frevo e maracatu. Inclui clássicos como “La Belle de Jour” e “Morena Tropicana”.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Comentários
Postar um comentário